Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Janari Rui Negreiros da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2785071645616428pt_BR
dc.contributor.advisor2Gilonna Júnior, Roberto-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6166429640155944pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Janari Rui Negreiros da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2785071645616428pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Heliamara Paixão de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0367991915005308pt_BR
dc.contributor.referee3Enriconi, Adriana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4273322336883518pt_BR
dc.creatorDrefs, Yosie Dias Serrão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7188030695941049pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T19:54:07Z-
dc.date.available2022-11-04-
dc.date.available2022-11-04T19:54:07Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.citationDREFS. Yosie Dias Serrão. Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – E. E. Eldah Bitton Telles da rocha e E. E. Prof.ª Tereza Siqueira Tupinambá. 2017. 41 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1055-
dc.description.abstractThe theme addressed here aims to present the development of workshops for the practical teaching of vertical gardens with students of primary school public schools as a bias towards sustainability. In addition, it has been reflecting on the teaching learning process of sciences in the classes surveyed, as well as its disconnection with environmental education established as an opportunity to transform habits and attitudes that affect space, in addition to rethinking the place in which it is inserted. As a result of this work the research was based on sequence four of Zabala (1998), organized in 4 stages, which are: 1) Presentation of the Thematic; 2) Development of the Thematic; 3) Systematization of Knowledge and 4) Socialization of Knowledge. In this sense, it was concerned to adopt methodology in order to connect theory to practice and, on the face of it, the results showed that the workshops presented to the students were effective for their learning, because they showed how important it is to develop a sensitive and conscious behavior with the Nature, optimizing the society / school / environment relationship. It was evidenced in the results how the aspects of the development of workshops contributed to the development of the attitudes required by the education for sustainability, a robust requirement mainly because we inhabit the Amazon region.pt_BR
dc.description.resumoA temática aqui tratada assumiu o objetivo de apresentar o desenvolvimento de oficinas para o ensino prático de hortas verticais com alunos do ensino fundamental de escolas públicas como viés para a sustentabilidade. E assim, vem refletindo sobre o processo de ensino-aprendizagem de ciências nas turmas pesquisadas, bem como sua desconexão com a educação ambiental instaurada como oportunidade de transformar hábitos e atitudes que afetam o espaço, além de repensar o lugar em que está inserida. Como resultado deste trabalho a pesquisa foi sustentada tendo como base a sequencia quatro de Zabala (1998), organizada em 4 etapas, que são: 1) Apresentação da Temática; 2) Desenvolvimento da Temática; 3) Sistematização de Conhecimentos e 4) Socialização de Conhecimentos. Nesse sentido, preocupou-se em adotar metodologia de forma conectar a teoria à prática e, diante disso, os resultados mostraram que as oficinas apresentadas aos educandos foram eficazes para seu aprendizado, porque evidenciaram o quanto é importante desenvolver um comportamento sensível e consciente com a natureza, otimizando a relação sociedade/escola/meio ambiente. Foi evidenciado nos resultados como os aspectos do desenvolvimento de oficinas contribuíram para o desenvolvimento atitudes requeridas pela educação para sustentabilidade, exigência robusta principalmente por habitarmos a região Amazônica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-11-04T19:54:07Z No. of bitstreams: 1 Yosie Dias Serrao Drefs _Educacao E Sustentabilidade.pdf: 432059 bytes, checksum: a9cc6a49982ae06e638148b718329fbf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-04T19:54:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Yosie Dias Serrao Drefs _Educacao E Sustentabilidade.pdf: 432059 bytes, checksum: a9cc6a49982ae06e638148b718329fbf (MD5) Previous issue date: 2017-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia - ensinopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleEducação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – E. E. Eldah Bitton Telles da Rocha e E. E. Prof.ª Tereza Siqueira Tupinambápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental_Drefs_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro421,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.