Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas
Autor(es): Sousa, Kátia Lima de
Primeiro Orientador: Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de
metadata.dc.contributor.referee1: Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Clebernilson
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, José Estanislau Sant'Anna de
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo ensinar os conceitos de Ecologia, de forma lúdica, aos alunos do 6°ano do Ensino Fundamental de uma Escola de Tempo Integral da cidade de Manaus-AM, usando como instrumento didático-pedagógico a ludicidade. O Estudo de Caso foi realizado em duas fases, a saber: 1a fase, a observação direta em sala de aula, no momento das aulas e das resoluções dos exercicios propostos no livro sobre o assunto tratado. A 2a fase foram preparados os jogos de ecologia. Após à apresentação dos jogos foi avaliado o índice de aceitação e aprendizagem dos alunos, através de um questionário elaborado com essa finalidade.109 alunos do 6°ano do Ensino Fundamental, das turmas 3, 4 e 5 participaram da pesquisa, apresentando resultados satisfatórios, quando mais de 95,116% foram favoráveis à aplicação dos jogos, demonstrando interesse e participação nas atividades.
Abstract: The present work aimed to teach ecology concepts, in a playful way, to the students of the 6th grade of Elementary School of a School of Integral Time in the city of Manaus-AM, using as a didactic-pedagogical tool the playfulness. The Case Study was carried out in two phases, namely: 1st phase, the direct observation in the classroom, at the time of classes and the resolutions of the exercises proposed in the book on the subject treated. The 2 ° phase have been prepared ecology games. After the presentation of the games, the students' acceptance and learning index was evaluated through a questionnaire elaborated for this purpose.109 students from the 6th grade of Elementary School, from classes 3, 4 and 5 participated in the research, presenting satisfactory results, When more than 95,116% were favorable to the application of the games, demonstrating interest and participation in the activities.
Palavras-chave: Ciências - ensino
Ecologia
Jogo didático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SOUSA. Kátia Lima de. produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas. 2016. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053
Data do documento: 19-Dez-2016
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas_Sousa_2016.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.