Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
Autor(es): | Sousa, Kátia Lima de |
Primeiro Orientador: | Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Reis, Clebernilson |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, José Estanislau Sant'Anna de |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo ensinar os conceitos de Ecologia, de forma lúdica, aos alunos do 6°ano do Ensino Fundamental de uma Escola de Tempo Integral da cidade de Manaus-AM, usando como instrumento didático-pedagógico a ludicidade. O Estudo de Caso foi realizado em duas fases, a saber: 1a fase, a observação direta em sala de aula, no momento das aulas e das resoluções dos exercicios propostos no livro sobre o assunto tratado. A 2a fase foram preparados os jogos de ecologia. Após à apresentação dos jogos foi avaliado o índice de aceitação e aprendizagem dos alunos, através de um questionário elaborado com essa finalidade.109 alunos do 6°ano do Ensino Fundamental, das turmas 3, 4 e 5 participaram da pesquisa, apresentando resultados satisfatórios, quando mais de 95,116% foram favoráveis à aplicação dos jogos, demonstrando interesse e participação nas atividades. |
Abstract: | The present work aimed to teach ecology concepts, in a playful way, to the students of the 6th grade of Elementary School of a School of Integral Time in the city of Manaus-AM, using as a didactic-pedagogical tool the playfulness. The Case Study was carried out in two phases, namely: 1st phase, the direct observation in the classroom, at the time of classes and the resolutions of the exercises proposed in the book on the subject treated. The 2 ° phase have been prepared ecology games. After the presentation of the games, the students' acceptance and learning index was evaluated through a questionnaire elaborated for this purpose.109 students from the 6th grade of Elementary School, from classes 3, 4 and 5 participated in the research, presenting satisfactory results, When more than 95,116% were favorable to the application of the games, demonstrating interest and participation in the activities. |
Palavras-chave: | Ciências - ensino Ecologia Jogo didático |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | SOUSA. Kátia Lima de. produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas. 2016. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053 |
Data do documento: | 19-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas_Sousa_2016.pdf | Monografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro | 3,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.