Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805649897134729pt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805649897134729pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Clebernilson-
dc.contributor.referee3Souza, José Estanislau Sant'Anna de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7774391151208979pt_BR
dc.creatorSousa, Kátia Lima de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1995902914510681pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T16:38:12Z-
dc.date.available2022-11-04-
dc.date.available2022-11-04T16:38:12Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.identifier.citationSOUSA. Kátia Lima de. produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas. 2016. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053-
dc.description.abstractThe present work aimed to teach ecology concepts, in a playful way, to the students of the 6th grade of Elementary School of a School of Integral Time in the city of Manaus-AM, using as a didactic-pedagogical tool the playfulness. The Case Study was carried out in two phases, namely: 1st phase, the direct observation in the classroom, at the time of classes and the resolutions of the exercises proposed in the book on the subject treated. The 2 ° phase have been prepared ecology games. After the presentation of the games, the students' acceptance and learning index was evaluated through a questionnaire elaborated for this purpose.109 students from the 6th grade of Elementary School, from classes 3, 4 and 5 participated in the research, presenting satisfactory results, When more than 95,116% were favorable to the application of the games, demonstrating interest and participation in the activities.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo ensinar os conceitos de Ecologia, de forma lúdica, aos alunos do 6°ano do Ensino Fundamental de uma Escola de Tempo Integral da cidade de Manaus-AM, usando como instrumento didático-pedagógico a ludicidade. O Estudo de Caso foi realizado em duas fases, a saber: 1a fase, a observação direta em sala de aula, no momento das aulas e das resoluções dos exercicios propostos no livro sobre o assunto tratado. A 2a fase foram preparados os jogos de ecologia. Após à apresentação dos jogos foi avaliado o índice de aceitação e aprendizagem dos alunos, através de um questionário elaborado com essa finalidade.109 alunos do 6°ano do Ensino Fundamental, das turmas 3, 4 e 5 participaram da pesquisa, apresentando resultados satisfatórios, quando mais de 95,116% foram favoráveis à aplicação dos jogos, demonstrando interesse e participação nas atividades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-11-04T16:38:12Z No. of bitstreams: 1 KÁTIA LIMA DE SOUSA.pdf: 3962134 bytes, checksum: 51241e139f33a4a20efc704e59df016a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-04T16:38:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KÁTIA LIMA DE SOUSA.pdf: 3962134 bytes, checksum: 51241e139f33a4a20efc704e59df016a (MD5) Previous issue date: 2016-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências - ensinopt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleProduções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas_Sousa_2016.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.