Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1047
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Recurso didático para o ensino do reino fungi a partir das experiências práticas vivenciadas no ensino fundamental |
Autor(es): | Lopes, Iarima Naama Ferreira |
Primeiro Orientador: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paes, Lucilene da Silva |
Resumo: | A presente monografia propôs a construção de um recurso didático digital sobre o reino fungi a partir das experiências vividas no Ensino fundamental I e II, durante o Estágio Curricular Supervisionado. A população amostral foi constituída por 25 alunos da 7º série e foi realizada nas aulas de Ciências em uma escola privada na cidade de Manaus. O estudo foi de caráter qualitativo com aplicação de questionário para obtenção de resultados e aplicação de aulas teóricas e teórico-práticas, utilizando-se de amostras biológicas e equipamentos de microscopia óptica do laboratório de microscopia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Os resultados obtidos demonstraram a importância dos experimentos laboratoriais para a inter-relação da teoria abordada em sala de aula e a prática no processo de ensino aprendizagem. |
Abstract: | The present monograph proposed the construction of a digital didactic resource on the fungi kingdom from the experiences lived in Primary Education. The sample population consisted of 25 students from the 7th grade and the research was carried out during the supervised stage I in the science classes at a private school in the city of Manaus. The qualitative study was carried out with the application of a questionnaire to obtain results and the application of theoretical and theoretical-practical classes, using biological samples and optical microscopy equipment from the microscopy laboratory of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas. The results obtained demonstrated the importance of the laboratory experiments for the interrelationship of the theory addressed in the classroom and the practice in the process of teaching learning. |
Palavras-chave: | Ciências Reino fungi Sequência didática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | LOPES, Iarima Naama Ferreira . Recurso didático para o ensino do reino fungi a partir das experiências práticas vivenciadas no ensino fundamental. 2017. 64 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1047 |
Data do documento: | 15-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Recurso didático para o ensino do reino fungi a partir das experiências práticas vivenciadas no ensino fundamental_Lopes_2017.pdf | Monografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.