Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1046
metadata.dc.type: Dissertação
Title: E-book interativo como artefato tecnológico educativo: necessidades informacionais de alunos do ensino técnico em processo de iniciação científica
metadata.dc.creator: Amazonas-Passos, Mirlândia Regina
metadata.dc.contributor.advisor1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Kalhil, Josefina Barrera
metadata.dc.description.resumo: Necessidades informacionais dizem respeito aos estudos do comportamento informacional, que abrangem três tipos: comportamento de busca da informação, comportamento de pesquisa da informação, comportamento de uso da informação, o que envolve buscas com propósito, interação com sistemas de informação e o cognitivo do indivíduo. As necessidades de informação podem ser conhecidas a partir do momento em que o indivíduo pronuncia a necessidade ou por observação ao comportamento desse indivíduo quando ele busca por informação. Abordando essa temática o presente estudo buscou conhecer as principais necessidades de informação de alunos quando estão em processo de iniciação científica. A pesquisa teve como principal objetivo investigar em que aspectos um e-book interativo sobre metodologia científica pode contribuir para dar apoio às necessidades informacionais de alunos da educação profissional técnica de nível médio em processo de iniciação científica no Campus Manaus Centro do IFAM. Para isso, foi construído um quadro teórico que considerou os conceitos da pesquisa como princípio científico em Demo (2011), do comportamento informacional em Wilson (1981), da informação em Capurro (2007), bem como os argumentos de autores cujas discussões puderam contribuir nas definições, conceitos e nas análises das informações levantadas com a pesquisa. A pesquisa teve características de natureza aplicada, do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa utilizando o método do estudo de caso. O público-alvo concentrou-se nos alunos participantes da iniciação científica júnior ciclo 2020-2021, num total de 22 alunos vinculados a cursos da forma integrada e subsequente. A coleta dos dados realizou-se por meio de documentos, questionários e entrevistas. Utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, baseada nas orientações de Bardin (2011). As análises dos dados proporcionaram um entrelaçamento de informações, o que apoiou a visualização de três categorias para análise final: 1) Dimensões da construção de um projeto de pesquisa; 2) Dificuldade para reconhecimento de fontes de busca de informação científica; 3) Formatos de recursos informacionais e de instrução. A partir da análise das categorias, comparada às análises dos documentos e questionários, o estudo apontou que os sujeitos estiveram envolvidos durante o processo de iniciação científica em um quadro de necessidades de informação nova, elucidativa, direcionadora e instrutiva para construir o projeto de pesquisa. Concluiu-se que o e-book interativo contribui para dar apoio às necessidades informacionais de alunos em processo de IC Jr. quando ajuda a construir o projeto de pesquisa, colabora para o reconhecimento de fontes de busca de informação e quando orienta o aluno quanto ao uso de recursos para recuperar a informação científica. O PROFEPT busca articular a pesquisa à criação de um produto educacional que seja aplicável nos contextos de ensino da Instituição. A criação do e-book interativo visou essa proposta e se fundamentou nos eixos de Kaplún (2003) que orienta quanto à construção de material educativo. Utilizou-se, também, a técnica de storytelling na construção do e-book visando proporcionar a comunicação da informação de forma mais dinâmica.
Abstract: Information needs refer to information behavior studies, which include three types of behavior: information-seeking behavior, information-searching behavior, information use behavior, which involves purposeful searches, interaction with information systems and the individual's cognition. Information needs can be known from the moment the individual enunciates the need or by observing the behavior of that individual when he searches for information. Approaching this theme, this study sought to know the main information needs of students when they are in the process of scientific initiation. The main objective of the research was to investigate in which aspects an interactive e-book on scientific methodology can contribute to give support to the information needs of middle level technical professional education students in the process of scientific initiation at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM), Manaus Campus - Downtown. For this purpose, a theoretical framework was built which considered the concepts of the research as scientific principle in Demo (2011), the information behavior in Wilson (1981), the information in Capurro (2007), as well as the arguments of authors whose discussions could contribute in the definitions, concepts and analysis of the information gathered from the research. The research had applied nature features, of exploratory and descriptive type, with a qualitative approach using the case study method. The target audience focused on participant students of the junior scientific initiation 2020-2021 cycle, on a total of 22 students vinculated to integrated and subsequent modalities courses. Data collection was carried out through documents, questionnaires and interviews. The content analysis technique was used, based on Bardin (2011) guidelines. Data analyses provided an information interlacement, which supported the visualization of three categories for the final analysis: 1) Dimensions of the construction of a research project; 2) Difficulty in recognizing search sources of scientific information; 3) Informational and instructive resources formats. From the analysis of the categories, compared to the analyses of the documents and questionnaires, the study showed that the subjects were involved during the process of scientific initiation in a framework of new, elucidative, directing and instructive information needs to build the research project. It was concluded that the interactive e-book contributes to support the information needs of students in process of junior scientific initiation when it helps to build the scientific project, it cooperates to the recognition of information searching sources and when it guides the student regarding the use of resources to recover the scientific information. PROFEPT seeks to articulate the research to the creation of an educational product that is applicable in the institution teaching contexts. The creation of the interactive e-book aimed at this proposal and it was grounded on the axes proposed by Kaplún (2003) which guides the construction of the educational material. It was used, as well, the storytelling technique in the construction of the e-book aiming at providing the communication of the information in a more dynamic way.
Keywords: Necessidades informacionais
Princípio científico da pesquisa
Iniciação científica júnior
E-book interativo
Educação profissional técnica de nível médio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: AMAZONAS-PASSOS, Mirlândia Regina. E-book interativo como artefato tecnológico educativo: necessidades informacionais de alunos do ensino técnico em processo de iniciação científica. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1046
Issue Date: 30-May-2022
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
E-book interativo como artefato tecnologico educativo-necessidades informacionais de aluno do ensino tecnico_Mirlandia Regina Amazonas-Passos_2022.pdfDissertação_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro4,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.