Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1043
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC
Autor(es): Silva, Bruna Rachel Cardoso da
Primeiro Orientador: Lavor, Patrícia Lucena de
metadata.dc.contributor.referee1: Lavor, Patrícia Lucena de
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Edilson Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Paes, Lucilene da Silva
Resumo: A educação inclusiva vem ganhando seu espaço. Com a vigência da Lei de Diretrizes e Bases Nº 9394/96, os alunos desprovidos de audição passaram a possuir o direito de frequentar escolas regulares. Visando isso, a pesquisa buscou desenvolver uma ferramenta metodológica que pudesse garantir a acessibilidade desses alunos na compreensão de conceitos biológicos. Essa pesquisa teve como objetivo analisar as atividades com Mapas Conceituais no ensino de alunos surdos nas atividades de Biologia inseridas no Ensino Médio Integrado em Informática do IFAM/CMC, buscando compreender de que forma o Mapa Conceitual contribuiu para o ensino da disciplina de biologia diante dos desafios de aluno surdo no IFAM/CMC.
Abstract: Inclusive education is gaining its space. With the validity of the Law of Guidelines and Bases No. 9394/96, the students deprived of hearing started to have the right to attend regular schools. Aiming at this, the research sought to develop a methodological tool that could guarantee the accessibility of these students in the understanding of biological concepts. This research aimed to analyze the activities with concept maps in teaching deaf students in Biology activities inserted in the Integrated High School in Informatic from the IFAM / CMC, trying to understand how the Concept Map helped to biology discipline of teaching on challenges of the deaf student in the IFAM / CMC.
Palavras-chave: Biologia - ensino
Inclusão
Mapas conceituais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SILVA, Bruna Rachel Cardoso da. Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC. 2017. 46 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1043
Data do documento: 15-Dez-2017
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC_Silva_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro3,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.