Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1043
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lavor, Patrícia Lucena de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4714557006281147 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lavor, Patrícia Lucena de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4714557006281147 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alves, Edilson Gomes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0914810895785401 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Paes, Lucilene da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Bruna Rachel Cardoso da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1361257340721996 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T16:56:13Z | - |
dc.date.available | 2022-10-20 | - |
dc.date.available | 2022-10-20T16:56:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruna Rachel Cardoso da. Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC. 2017. 46 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1043 | - |
dc.description.abstract | Inclusive education is gaining its space. With the validity of the Law of Guidelines and Bases No. 9394/96, the students deprived of hearing started to have the right to attend regular schools. Aiming at this, the research sought to develop a methodological tool that could guarantee the accessibility of these students in the understanding of biological concepts. This research aimed to analyze the activities with concept maps in teaching deaf students in Biology activities inserted in the Integrated High School in Informatic from the IFAM / CMC, trying to understand how the Concept Map helped to biology discipline of teaching on challenges of the deaf student in the IFAM / CMC. | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação inclusiva vem ganhando seu espaço. Com a vigência da Lei de Diretrizes e Bases Nº 9394/96, os alunos desprovidos de audição passaram a possuir o direito de frequentar escolas regulares. Visando isso, a pesquisa buscou desenvolver uma ferramenta metodológica que pudesse garantir a acessibilidade desses alunos na compreensão de conceitos biológicos. Essa pesquisa teve como objetivo analisar as atividades com Mapas Conceituais no ensino de alunos surdos nas atividades de Biologia inseridas no Ensino Médio Integrado em Informática do IFAM/CMC, buscando compreender de que forma o Mapa Conceitual contribuiu para o ensino da disciplina de biologia diante dos desafios de aluno surdo no IFAM/CMC. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-10-20T16:56:13Z No. of bitstreams: 1 Monografia Bruna Rachel Cardoso da Silva.pdf: 3455245 bytes, checksum: 86582e6198580b843f97aa1dec21104a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-20T16:56:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Bruna Rachel Cardoso da Silva.pdf: 3455245 bytes, checksum: 86582e6198580b843f97aa1dec21104a (MD5) Previous issue date: 2017-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biologia - ensino | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.title | Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia_Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC_Silva_2017.pdf | Monografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro | 3,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.