Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1024
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de sequência didática como recurso pedagógico para o processo de ensino - aprendizagem do uso do protetor solar no primeiro ano do ensino médio
Autor(es): Lima, Michelli da Conceição
Primeiro Orientador: Enriconi, Adriana
metadata.dc.contributor.referee1: Enriconi, Adriana
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Pinto, Elson Antonio Sadalla
Resumo: Na pressa do dia a dia muitas coisas importantes são adiadas, dentre elas o cuidado com a pele. Nos últimos anos têm crescido significativamente os índices de problemas na pele, principalmente, o câncer de pele. Com isso, estudar e entender o problema é fundamental para o desenvolvimento de ações pessoais de cuidados. Diante disso, este trabalho trata-se de uma produção de cartilha por meio de uma sequência didática baseada na quarta unidade de Zabala, com o objetivo de avaliar a natureza do conhecimento que os alunos do Ensino Médio integrado possuem sobre o uso do protetor solar. O estudo foi desenvolvido com alunos do 1º ano do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas – IFAM em Manaus e constitui na aplicação de uma sequência em quatro partes. Que teve como produto final a produção de uma cartilha. A pesquisa mostrou-se eficiente na construção dos conhecimentos científicos dos alunos, possibilitando a dinamização da aula com atividades fáceis e interativas.
Abstract: In the rush of everyday life, many important things are postponed, including skin care. In recent years the rates of skin problems have grown significantly, especially skin cancer. Thus, studying and understanding the problem is fundamental for the development of personal care actions. Given this, this work is a booklet production through a didactic sequence based on the fourth unit of Zabala, with the objective of evaluating the nature of the knowledge that integrated high school students have about the use of sunscreen. The study was developed with first year students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM in Manaus, which consists of applying a sequence that was divided into four parts and had so its finals product the production of a booklet. The research proved to be efficient in building students' scientific knowledge, enabling the dynamization of the class with easy and interactive activities.
Palavras-chave: Biologia - ensino
Recurso pedagógico
Proteção - raios solares
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: LIMA, Michelli da Conceição. Proposta de sequência didática como recurso pedagógico para o processo de ensino - aprendizagem do uso do protetor solar no primeiro ano do ensino médio. 2019. 47 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1024
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de sequência didática como recurso pedagógico para o processo de ensino - aprendizagem do uso do protetor solar no primeiro ano do ensino médio_Lima_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro759,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.