Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose |
Autor(es): | Santos , Raissa Moura dos |
Primeiro Orientador: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Adriano Teixeira de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pinto, Elson Antonio Sadalla |
Resumo: | Doenças parasitárias afligem a população mundial, sendo um importante problema de saúde pública, com alta prevalência entre crianças em idade escolar. A educação é fundamental para atenuar essa situação ao estimular a higiene adequada, meios de prevenção e a profilaxia dessas parasitoses. Os jogos didáticos podem ser uma útil ferramenta educativa para complementar e contribuir com o trabalho do professor. Assim, foi desenvolvida uma proposta metodológica baseada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA em conjunto aos três momentos pedagógicos: 1. Problematização inicial; 2. Organização do conhecimento; e 3. Aplicação do conhecimento. Para a coleta de dados em relação à aplicação e confecção do jogo Desvendando as Tênias, realizamos um questionário que foi avaliada por alunos de licenciatura que em sua maioria afirmaram que utilizariam o jogo em sua prática. |
Abstract: | Parasitic diseases ravage the world population, being an important problem to public health, with a high prevalence in school-age children. Education is essential to diminish this situation by encouraging proper hygiene, means of prevention and the prophylaxis of these parasitoses. Didactic games can be a useful education tool to complement and contribute to the teacher’s work. Thus, it was developed a methodological propose based on the Scientific, Technological, Society and Environment approach – CSTA together at the three pedagogical moments: 1. Initial problematization; 2. Knowledge organization; 3. Knowledge application. For the data gathering in relation to the application and confection of the game Desvendando as Tênias, we conducted a survey that undergraduate students who evaluated and, in their majority, said that would use the game in their practice of teaching. |
Palavras-chave: | Ciências - ensino Parasitologia Saúde - educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | SANTOS, Raissa Moura dos. Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase -cisticercose. 2019. 49 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017 |
Data do documento: | 6-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose_Santos_2019.pdf | Monografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.