Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose
Autor(es): Santos , Raissa Moura dos
Primeiro Orientador: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Adriano Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee3: Pinto, Elson Antonio Sadalla
Resumo: Doenças parasitárias afligem a população mundial, sendo um importante problema de saúde pública, com alta prevalência entre crianças em idade escolar. A educação é fundamental para atenuar essa situação ao estimular a higiene adequada, meios de prevenção e a profilaxia dessas parasitoses. Os jogos didáticos podem ser uma útil ferramenta educativa para complementar e contribuir com o trabalho do professor. Assim, foi desenvolvida uma proposta metodológica baseada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA em conjunto aos três momentos pedagógicos: 1. Problematização inicial; 2. Organização do conhecimento; e 3. Aplicação do conhecimento. Para a coleta de dados em relação à aplicação e confecção do jogo Desvendando as Tênias, realizamos um questionário que foi avaliada por alunos de licenciatura que em sua maioria afirmaram que utilizariam o jogo em sua prática.
Abstract: Parasitic diseases ravage the world population, being an important problem to public health, with a high prevalence in school-age children. Education is essential to diminish this situation by encouraging proper hygiene, means of prevention and the prophylaxis of these parasitoses. Didactic games can be a useful education tool to complement and contribute to the teacher’s work. Thus, it was developed a methodological propose based on the Scientific, Technological, Society and Environment approach – CSTA together at the three pedagogical moments: 1. Initial problematization; 2. Knowledge organization; 3. Knowledge application. For the data gathering in relation to the application and confection of the game Desvendando as Tênias, we conducted a survey that undergraduate students who evaluated and, in their majority, said that would use the game in their practice of teaching.
Palavras-chave: Ciências - ensino
Parasitologia
Saúde - educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SANTOS, Raissa Moura dos. Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase -cisticercose. 2019. 49 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose_Santos_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.