Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paes, Lucilene da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456pt_BR
dc.contributor.referee1Paes, Lucilene da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Adriano Teixeira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9164471794674935pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Elson Antonio Sadalla-
dc.creatorSantos , Raissa Moura dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6533183034387592pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-14T16:56:27Z-
dc.date.available2022-10-14-
dc.date.available2022-10-14T16:56:27Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Raissa Moura dos. Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase -cisticercose. 2019. 49 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017-
dc.description.abstractParasitic diseases ravage the world population, being an important problem to public health, with a high prevalence in school-age children. Education is essential to diminish this situation by encouraging proper hygiene, means of prevention and the prophylaxis of these parasitoses. Didactic games can be a useful education tool to complement and contribute to the teacher’s work. Thus, it was developed a methodological propose based on the Scientific, Technological, Society and Environment approach – CSTA together at the three pedagogical moments: 1. Initial problematization; 2. Knowledge organization; 3. Knowledge application. For the data gathering in relation to the application and confection of the game Desvendando as Tênias, we conducted a survey that undergraduate students who evaluated and, in their majority, said that would use the game in their practice of teaching.pt_BR
dc.description.resumoDoenças parasitárias afligem a população mundial, sendo um importante problema de saúde pública, com alta prevalência entre crianças em idade escolar. A educação é fundamental para atenuar essa situação ao estimular a higiene adequada, meios de prevenção e a profilaxia dessas parasitoses. Os jogos didáticos podem ser uma útil ferramenta educativa para complementar e contribuir com o trabalho do professor. Assim, foi desenvolvida uma proposta metodológica baseada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA em conjunto aos três momentos pedagógicos: 1. Problematização inicial; 2. Organização do conhecimento; e 3. Aplicação do conhecimento. Para a coleta de dados em relação à aplicação e confecção do jogo Desvendando as Tênias, realizamos um questionário que foi avaliada por alunos de licenciatura que em sua maioria afirmaram que utilizariam o jogo em sua prática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-10-14T16:56:27Z No. of bitstreams: 1 TCC RAISSA.pdf: 1209477 bytes, checksum: d072313ca75c8e3cb08c85c0b5c8b064 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-14T16:56:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC RAISSA.pdf: 1209477 bytes, checksum: d072313ca75c8e3cb08c85c0b5c8b064 (MD5) Previous issue date: 2019-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências - ensinopt_BR
dc.subjectParasitologiapt_BR
dc.subjectSaúde - educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIApt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercosept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose_Santos_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.