Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paes, Lucilene da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paes, Lucilene da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Adriano Teixeira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9164471794674935 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pinto, Elson Antonio Sadalla | - |
dc.creator | Santos , Raissa Moura dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6533183034387592 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T16:56:27Z | - |
dc.date.available | 2022-10-14 | - |
dc.date.available | 2022-10-14T16:56:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Raissa Moura dos. Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase -cisticercose. 2019. 49 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1017 | - |
dc.description.abstract | Parasitic diseases ravage the world population, being an important problem to public health, with a high prevalence in school-age children. Education is essential to diminish this situation by encouraging proper hygiene, means of prevention and the prophylaxis of these parasitoses. Didactic games can be a useful education tool to complement and contribute to the teacher’s work. Thus, it was developed a methodological propose based on the Scientific, Technological, Society and Environment approach – CSTA together at the three pedagogical moments: 1. Initial problematization; 2. Knowledge organization; 3. Knowledge application. For the data gathering in relation to the application and confection of the game Desvendando as Tênias, we conducted a survey that undergraduate students who evaluated and, in their majority, said that would use the game in their practice of teaching. | pt_BR |
dc.description.resumo | Doenças parasitárias afligem a população mundial, sendo um importante problema de saúde pública, com alta prevalência entre crianças em idade escolar. A educação é fundamental para atenuar essa situação ao estimular a higiene adequada, meios de prevenção e a profilaxia dessas parasitoses. Os jogos didáticos podem ser uma útil ferramenta educativa para complementar e contribuir com o trabalho do professor. Assim, foi desenvolvida uma proposta metodológica baseada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA em conjunto aos três momentos pedagógicos: 1. Problematização inicial; 2. Organização do conhecimento; e 3. Aplicação do conhecimento. Para a coleta de dados em relação à aplicação e confecção do jogo Desvendando as Tênias, realizamos um questionário que foi avaliada por alunos de licenciatura que em sua maioria afirmaram que utilizariam o jogo em sua prática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-10-14T16:56:27Z No. of bitstreams: 1 TCC RAISSA.pdf: 1209477 bytes, checksum: d072313ca75c8e3cb08c85c0b5c8b064 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-14T16:56:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC RAISSA.pdf: 1209477 bytes, checksum: d072313ca75c8e3cb08c85c0b5c8b064 (MD5) Previous issue date: 2019-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências - ensino | pt_BR |
dc.subject | Parasitologia | pt_BR |
dc.subject | Saúde - educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia_Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma proposta de sequência didática para o ensino do complexo teníase - cisticercose_Santos_2019.pdf | Monografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.