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http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1012
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise do processo de ensino do reino plantae no ensino médio |
Autor(es): | Souza, Naylana Melo de |
Primeiro Orientador: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Heliamara Paixão de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Adriano Teixeira de |
Resumo: | O uso de plantas é uma prática comum ao homem desde os primórdios das civilizações. Na região amazônica essa prática ocorre de forma empírica, como tradição de diversos povos. Ao fazer uma análise do ensino de Botânica, percebe-se que muitos estudantes se sentem desmotivados em aprender devido à escassez de recursos didáticos e o uso dos livros escolares como única ferramenta de aprendizagem. O presente trabalho surgiu através de um questionamento no estágio supervisionado, onde observou-se a forma como o conteúdo de vegetais estava sendo abordado em sala de aula, com isso a pesquisa busca investigar quais as dificuldades do ensino aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino médio em relação ao conteúdo de Reino Plantae, para a investigação da problemática aplicou-se um questionário de sondagem com 30 alunos do 2º ano do ensino médio e por meio deste construímos uma ferramenta digital em forma de website que contém materiais que servem de apoio didático a estes discentes. Nota-se que ainda hoje temos poucas metodologias aplicadas em sala de aula para o ensino dos vegetais, é necessário que pesquisadores e professores da área de botânica desenvolvam novas metodologias para que este ensino se torna mais prazeroso aos discentes. |
Abstract: | The use of plants has been a common practice for man since the dawn of civilizations. In the Amazon region, this practice occurs empirically, as a tradition of different peoples. Making an analysis of the teaching of Botany, it is noticed that many students feel discouraged in learning due to the scarcity of didactic resources and the use of school books as the only learning tool. The present work arose through a questioning in the supervised internship, where it was observed the way the vegetable content was being approached in the classroom, with this the research seeks to investigate what are the difficulties of teaching the learning of 2nd grade students medium in relation to the content of Plantae Kingdom, a survey questionnaire was applied to 30 students of the 2nd year of high school for the investigation of the problem. It is noted that even today we have few methodologies applied in the classroom for teaching vegetables, it is necessary that researchers and professors in the field of botany develop new methodologies so that this teaching becomes more pleasurable to students. |
Palavras-chave: | Biologia - ensino Botânica - ensino Vegetais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | SOUZA, Naylana Melo de. Análise do processo de ensino do reino plantae no ensino médio. 2019. 67 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1012 |
Data do documento: | 6-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Biologia |
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