Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/996
metadata.dc.type: Outro
Title: “Sou professor da EP: o que devo saber?”: ampliando os saberes para a atuação docente na educação profissional
metadata.dc.creator: Lins, Antonio Blanco Acioli
Cabral, Cinara Calvi Anic
metadata.dc.description.resumo: Este guia didático intitulado “Sou professor da EP: O que devo saber?” foi construído a partir de uma pesquisa de mestrado que teve como intuito analisar a constituição da docência de profissionais não licenciados (bacharéis e tecnólogos) que atuam na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, foram entrevistados 07 professores que atuam nessa modalidade de ensino. Dentre os saberes que constituem base para a ação docente, destacam-se os saberes experenciais, especialmente àqueles advindos da atuação no mercado de trabalho e de referências de antigos professores considerados como bons mestres. Ainda nos relatos dos professores, foi constatada a unanimidade na falta de leituras e discussões sobre os conhecimentos específicos da educação profissional, ou seja, as bases teóricas que sustentam essa formação, assim como algumas dificuldades relatadas decorrentes da falta de uma formação pedagógica. Diante dessas constatações, optou-se em criarmos um guia didático que pudesse contribuir na construção desses saberes por parte dos profissionais não licenciados que atuam como docentes na educação profissional, fornecendo subsídios para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica, assim como para a efetivação da educação profissional consubstanciada em suas bases teóricas.
Abstract: This pedagogical support material entitled “I am a professor at Technological Professional Education EP...what should I know? was built from a master’s research that aimed to analyze the constitution of the teaching of unlicensed professionals (bachelors and technologists) working in technical vocational education of medium level (EPTNM). In this qualitative research, 07 teachers who work in this teaching modality were interviewed. Among the knowledge that forms the basis for teaching, experience knowledge stands out, especially that which comes from working in the labor market and from references from former teachers who are considered good teachers. Also in the teachers’ reports unanimity, was found in the lack of reading and discussions about the specific knowledge of vocational education, that is, the theoretical basis that supports this training, as well as some reported difficulties arising from the lack of pedagogical training. In view of these findings, we decided to create a pedagogical support material that could contribute to the construction of this knowledge by non-licensed professionals who work as teachers in professional education, providing subsidies for the improvement of their pedagogical practice, as well as for the implementation of professional education based on its theoretical bases.
Keywords: Formação de professores
Prática pedagógica
Educação profissional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: LINS, Antonio Blanco Acioli; CABRAL, Cinara Calvi Anic. “Sou professor da EP: o que devo saber?”: ampliando os saberes para a atuação docente na educação profissional. 2022. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/996
Issue Date: 25-Feb-2022
Appears in Collections:MPET - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sou professor da EP-o que devo saber_Antonio Blanco Acioli Lins_2022.pdfProduto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro10,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.