Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/996
Tipo: Outro
Título: “Sou professor da EP: o que devo saber?”: ampliando os saberes para a atuação docente na educação profissional
Autor(es): Lins, Antonio Blanco Acioli
Anic, Cinara Calvi
Resumo: Este guia didático intitulado “Sou professor da EP: O que devo saber?” foi construído a partir de uma pesquisa de mestrado que teve como intuito analisar a constituição da docência de profissionais não licenciados (bacharéis e tecnólogos) que atuam na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, foram entrevistados 07 professores que atuam nessa modalidade de ensino. Dentre os saberes que constituem base para a ação docente, destacam-se os saberes experenciais, especialmente àqueles advindos da atuação no mercado de trabalho e de referências de antigos professores considerados como bons mestres. Ainda nos relatos dos professores, foi constatada a unanimidade na falta de leituras e discussões sobre os conhecimentos específicos da educação profissional, ou seja, as bases teóricas que sustentam essa formação, assim como algumas dificuldades relatadas decorrentes da falta de uma formação pedagógica. Diante dessas constatações, optou-se em criarmos um guia didático que pudesse contribuir na construção desses saberes por parte dos profissionais não licenciados que atuam como docentes na educação profissional, fornecendo subsídios para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica, assim como para a efetivação da educação profissional consubstanciada em suas bases teóricas.
Abstract: This pedagogical support material entitled “I am a professor at Technological Professional Education EP...what should I know? was built from a master’s research that aimed to analyze the constitution of the teaching of unlicensed professionals (bachelors and technologists) working in technical vocational education of medium level (EPTNM). In this qualitative research, 07 teachers who work in this teaching modality were interviewed. Among the knowledge that forms the basis for teaching, experience knowledge stands out, especially that which comes from working in the labor market and from references from former teachers who are considered good teachers. Also in the teachers’ reports unanimity, was found in the lack of reading and discussions about the specific knowledge of vocational education, that is, the theoretical basis that supports this training, as well as some reported difficulties arising from the lack of pedagogical training. In view of these findings, we decided to create a pedagogical support material that could contribute to the construction of this knowledge by non-licensed professionals who work as teachers in professional education, providing subsidies for the improvement of their pedagogical practice, as well as for the implementation of professional education based on its theoretical bases.
Palavras-chave: Formação de professores
Prática pedagógica
Educação profissional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: LINS, Antonio Blanco Acioli; CABRAL, Cinara Calvi Anic. “Sou professor da EP: o que devo saber?”: ampliando os saberes para a atuação docente na educação profissional. 2022. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/996
Data do documento: 25-Fev-2022
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sou professor da EP-o que devo saber_Antonio Blanco Acioli Lins_2022.pdfProduto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro10,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.