Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/980
Tipo: Dissertação
Título: O uso de um livro-jogo como recurso para o ensino de física
Autor(es): Silva Júnior, Edézio Souza da
Primeiro Orientador: Azevedo, José Roberto Viana
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, José Roberto Viana
metadata.dc.contributor.referee2: Padilha, Igor Tavares
metadata.dc.contributor.referee3: Amazonas, Márcio Andrei Sousa
Resumo: Através de uma revisão de literatura, revisitamos alguns problemas relacionados ao Ensino de Física para entendermos melhor as atuais dificuldades em sua realização e contribuir com a produção de um Livro-jogo e uma análise de seus funcionamentos em sala de aula. Observando as dinâmicas de comportamento do Livro-jogo através de levantamento de dados com discentes que cursam a terceira série do Ensino Médio durante a pandemia causada pelo COVID-19, adicionamos ao Ensino de Física um respiro aos métodos tradicionais de ensino e aprendizagem, uma vez que estes permeiam grande parte dos problemas encontrados. O Livro-jogo traz uma forma mais lúdica aos temas abordados, contribuindo para uma melhor fixação dos conteúdos por parte dos discentes. Norteada por materiais consultados em um levantamento bibliográfico, a pesquisa detalha o funcionamento deste livro com os estudantes, analisando pontos importantes do funcionamento do ensino utilizando este tipo de ferramenta, mostrando dados de eficácia e aceitação por parte dos alunos.
Abstract: Through a literature review, we revisited some problems related to Physics Teaching to better understand the current difficulties in its realization and to contribute to the production of a Game Book and an analysis of its functioning in the classroom. Observing the Game Book's behavior dynamics through data collection with High School’s last grade students during the COVID-19 pandemic, we added to Physics Teaching a breath of traditional teaching and learning methods, since these permeate a large part of the founded problems. The Game Book brings a more playful way to the topics covered, contributing to a better fixation of the contents by the students. Guided by materials consulted in a bibliographic survey, the research details the functioning of this book with the students, analyzing important points of the functioning of teaching using this type of tool, showing data of effectiveness and acceptance by the students.
Palavras-chave: Física - ensino
Recursos tecnológicos
Livros - jogos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: SILVA JÚNIOR, Edézio Souza da. O uso de um livro-jogo como recurso para o ensino de física. 211 f. 2022. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/980
Data do documento: 8-Jun-2022
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de um livro-jogo como recurso para o ensino de física_Silva Júnior_2022.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro6,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.