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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepções sobre liderança: análise da Secretaria Santa Helena do município de Parintins-AM
Autor(es): Ferreira, Gigliane Campos
Primeiro Orientador: Seixas, Margareth Cristina Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Kruger, Juliano Milton
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Silvane Mascarenhas de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Thalita Reis da
Resumo: O presente artigo conseguiu mostrar que o problema da organização institucional é encontrar um processo para capacitar os funcionários para que os mesmos possam compreender a importância da liderança, tanto individual quanto coletiva, ao mesmo tempo em que podem ter insight e poder suficientes para superar algumas das restrições às pressuposições culturais, especialmente quanto a gestão pública. O desenvolvimento da liderança é distinto do desenvolvimento gerencial, medida em que envolve preparar pessoas para papéis e situações além de suas experiências. Enquanto o desenvolvimento de gestão equipa os gestores com o conhecimento e habilidades para melhorar o desempenho em tarefas conhecidas através da aplicação de soluções, o desenvolvimento de liderança busca desenvolver capacidade para lidar com desafios imprevistos. O presente trabalho teve como objetivo examinar a gestão de pessoas e liderança na gestão pública, procurando descrever a perspectiva de funcionários públicos da Secretaria Santa Helena do município de Parintins-AM. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, participante, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, com observação direta de 2 servidores públicos denominados Funcionário A e Funcionário B.
Abstract: This article has shown that the problem of institutional organization is to find a process to enable employees to understand the importance of leadership, both individual and collective, while at the same time having sufficient insight and power to overcome some of the constraints on cultural assumptions, especially regarding Public Management. Leadership development is distinct from managerial development, as it involves preparing people for roles and situations beyond their experiences. While management development equips managers with the knowledge and skills to improve performance on known tasks through the application of solutions, leadership development seeks to develop capacity to deal with unforeseen challenges. The present work had as objective to examine the management of people and leadership in Public Management, trying to describe the perspective of public employees of the Santa Helena Secretariat of the Municipality of Parintins-AM. It is characterized as a qualitative research, participant, using bibliographical research, with direct observation of 2 public servants named Employee A and Employee B.
Palavras-chave: Gestão pública
Liderança
Gestão de pessoas
Cultura organizacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
metadata.dc.publisher.department: Campus Parintins
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/936
Data do documento: 25-Mai-2019
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