Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/926
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação no campo e as políticas públicas educacionais: o problema de uma comunidade ribeirinha no município de Parintins-AM
Autor(es): Azevedo, Ana Patrícia de Souza
Primeiro Orientador: Pontes, Raimundo Vitor Ramos
metadata.dc.contributor.referee1: Kruger, Juliano Milton
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Kleber de Britto
metadata.dc.contributor.referee3: Cardoso Filho, Gerson Teixeira
Resumo: Este trabalho é fruto da experiência de uma professora numa comunidade ribeirinha no município de Parintins-AM, e apresenta reflexões a respeito da realidade da mesma, descrevendo elementos observados com recorte para a educação escolar como direito básico das pessoas que formam essa comunidade, fazendo referência às políticas públicas educacionais voltadas para Educação do Campo. A descrição das dificuldades enfrentadas por esses sujeitos coletivos, e de como seus direitos fundamentais estão sendo ofertados pelo poder público, sobretudo, os direitos educacionais. O trabalho é consequente de pesquisa aplicada, fruto dos experimentos vivenciados no campo de observação, principalmente, as experiências e informações do processo de ensino-aprendizagem dos sujeitos da pesquisa. O estudo desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, com base de uma pesquisa que aconteceu na comunidade Nossa Senhora de Nazaré do Paraná do Limão de Baixo/Parintins-AM. Utilizou-se o procedimento da entrevista semiestruturada, realizada com dois moradores mais antigos, três pais de alunos e o coordenador da comunidade. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Goldenberg (2004); Malagodi (1988); Lüdke e André (1986); Brandão (2007); Vasconcelos (2017), dentre outros. Como resultado da pesquisa, as falas dos sujeitos e as observações realizadas apontaram para questões como a ausência dos órgãos responsáveis na comunidade que acarreta consequências como condições precárias da escola, condições arriscadas do transporte escolar, e a organização multisseriada como sinônimo de não qualidade no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da comunidade.
Abstract: This work is fruit of a teacher's experience in a riverine community in the municipal district of Parintins-AM, and it presents reflections regarding the reality of the same, describing elements observed with cutting for the school education as basic right of the people that they form that community, making reference to the education public politics returned for Education of the Field. The description of the difficulties faced by those collective subjects, and of as their fundamental rights are being presented by the public power, above all, the education rights. The work is consequent of applied research, fruit of the experiments lived in the observation field, mainly, the experiences and information of the process of teaching-learning of the subject of the research. The study grew through the qualitative approach, with base of a research that happened in Our community Mrs. of Nazareth from Paraná of the Lemon of Baixo/Parintins-AM. the procedure of the interview semiestruturada was Used, accomplished with two older residents, three parents of students and the community's coordinator. The research was based in the studies of Goldenberg (2004); Malagodi (1988); Lüdke and André (1986); Brandão (2007); Vasconcelos (2017), among others. As a result of the research, the speeches of the subjects and the accomplished observations appeared for subjects as the absence of the responsible organs in the community that carts consequences as precarious conditions of the school, risky conditions of the school transport, and the organization multisseriada as synonym of no quality in the process of the community's students' teaching-learning.
Palavras-chave: Educação no campo
Políticas públicas educacionais
Processo de ensino-aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
metadata.dc.publisher.department: Campus Parintins
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/926
Data do documento: 17-Fev-2019
Aparece nas coleções:GP CPIN - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação no Campo e as Políticas Públicas Educacionais.pdfTCC - GP CPIN EAD419,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.