Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/914
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de ferramentas CAE/CAD e INVENTOR versão estudantil como demonstração didática no ensino da aplicação das forças nos planos horizontal e vertical para a primeira série do ensino médio.
Autor(es): Gil, Heleyne Karen Lima
Primeiro Orientador: Padilha, Igor Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Padilha, Igor Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Romaguera-Barcelay, Yonny
metadata.dc.contributor.referee3: Rivera , Jose Anglada
metadata.dc.contributor.referee4: Ribeiro, Fábio Gomes
Resumo: O estudo das forças na física é muitas vezes um obstáculo para os alunos do ensino médio, pois muitos não conseguem visualizar sua aplicabilidade na prática e em situações do cotidiano. O estudo desta área da dinâmica é crucial não apenas para os discentes que possuem proficiência na área de exatas ou mais especificamente para aqueles que pretendem ingressar na engenharia, já que estes conceitos permeiam toda a nossa vida em todos os momentos. Esta discussão traz questões norteadoras tais como “De que forma aumentar a capacidade de compreensão dos alunos da primeira série do Ensino Médio sobre aplicação de forças?”, “O que pode ser feito para demonstrar de maneira mais compreensiva sua aplicabilidade prática ao cotidiano?”, “Que metodologia empregar para ensinar estes alunos a utilizar ferramentas computacionais para isto?” e “Apesar das reconhecidas dificuldades e com a chegada da pandemia, como podemos implementar estas ferramentas em ensino hibrido e regular ?”. Para responder estas questões, este trabalho tem como escopo a demonstração para os alunos da aplicação das forças no plano tridimensional através de ferramentas CAE/CAD (do inglês, Computer Aided Engineering e Computer Aided Design – Engenharia Auxiliada pelo computador e Desenho auxiliado por computador), Além da ferramenta AUTODESK- INVENTOR, todos na versão estudantil, melhorando sua capacidade de compreensão sobre esta área da Dinâmica e motivá-los ao demonstrar sua aplicação e importância no cotidiano e compara-las à metodologia teórica convencional. A meta deste trabalho é utilizar este mecanismo de estudo como ferramenta de ensino híbrido e regular, como complemento das aulas da primeira série. O produto educacional terá como finalidade a demonstração de como utilizar as ferramentas em auxílio aos professores aplicando o método em sala de aula.
Abstract: The study of forces in physics is on several occasions, an obstacle for high-school students, for many of them cannot visualize its practical applicability and in everyday situations. The study of this area of dynamics is crucial not only for students who have proficiency in the exact sciences or more specifically for those who intend to go into Engineering, since these concepts always permeate our whole life. This discussion raises guiding questions such as “How to increase the ability of freshmen high-school students to understand the application of forces?”, “What can be done to demonstrate in a more comprehensive way its practical applicability to everyday life?”, "What methodology should one use to teach these students how to use computational tools for this end?" and "Despite the recognized difficulties and with the arrival of the pandemic, how can we implement these tools in hybrid and regular education?". To answer these questions, this work aims to demonstrate to students the application of forces in the three-dimensional plane using CAE / CAD tools (Computer Aided Engineering and Computer Aided Design), besides the AUTODESK – INVENTOR. All presented tools are student version, which enhances their comprehension skills over this area of Dynamics. The tools will also motivate the students to demonstrate the application and importance in everyday life as well as comparing them to conventional theoretical methodology. The aim of this work is to use this study mechanism as a tool of regular and hybrid teaching, complementary to freshmen year classes. The educational byproduct will be intended to demonstrate how to use the tools to assist teachers by applying the method in the classroom.
Palavras-chave: Física - ensino
Ferramentas Autodesk
Física - didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: GIL, Heleyne Karen Lima. Aplicação de ferramentas CAE/CAD e INVENTOR versão estudantil como demonstração didática no ensino da aplicação das forças nos planos horizontal e vertical para a primeira série do ensino médio. 196 f. 2022. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/914
Data do documento: 25-Mar-2022
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.