Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/884
Tipo: Dissertação
Título: Uma abordagem sobre física das partículas para alunos do ensino médio
Autor(es): Silva, Hudson Batista da
Primeiro Orientador: Padilha, Igor Tavares
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Coimbra, Débora
metadata.dc.contributor.referee1: Padilha, Igor Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Coimbra, Débora
metadata.dc.contributor.referee3: Salmon, Octavio Daniel Rodriguez
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Leandro Londero da
Resumo: O presente trabalho é motivado por reflexões sobre a introdução da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM), uma vez que o ensino de física nesse nível de ensino não tem subsidiado adequadamente discussões sobre os avanços tecnológicos ocorridos nas duas últimas décadas, em discordância às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Nesse sentido, acreditamos que a falta de inserção de temas mais atuais no ensino de Física tem provocado um afastamento do aluno da compreensão do mundo que ele vive Os estudantes ou vem falar em temas como buracos negros e Big Bang na televisão, internet ou em filmes de ficção cientifica, mas raramente nas aulas de Física. O relato dissertativo explicitará ainda elementos da teoria de Vygotsky, uma vez que nosso trabalho propõe que o professor seja o mediador do processo de ensino-aprendizagem e o aluno um sujeito interativo e ativo em sua construção de conhecimento. As atividades aqui propostas subsidiam a abordagem do Modelo Padrão como teoria que identifica as partículas elementares e suas interações.
Abstract: This work is motivated by reflections on the introduction of Modern and Contemporary Physics in high school, because the physics teaching in this educational level has not adequately subsidized discussions about the technological advancements in the last two decades, against the recommendations of the National Curriculum Guidelines for Secondary Education. In this way, we believe that the lack of inclusion of more current issues in the teaching of Physics has caused a departure from the student to understand the world they live in. This world surrounded by technology and information, students hear about on topics such as black holes and the Big Bang on television, internet or in science fiction movies, but rarely in Physics class. The dissertative report still make explicit clements of the theory of Vygotsky, since our work suggests that the teacher is the element that will foster the process of teaching and learning and students an interactive and active subject in their knowledge-building process. The activities proposed here will inform we conduct the Standard Model as a theory that identifies the elementary particles and their interactions.
Palavras-chave: Física - ensino
Física das partículas
Modelo padrão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: SILVA, Hudson Batista da. Uma abordagem sobre física das partículas para alunos do ensino médio. 124 f. 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/884
Data do documento: 10-Ago-2016
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma abordagem sobre física das partículas para alunos do ensino médio_Silva_2016.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro7,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.