Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/829
metadata.dc.type: | Outro |
Title: | O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos |
metadata.dc.creator: | Picanço, Lucas Teixeira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cabral Neto, João dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cabral Neto, João dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gomes Júnior, Samuel Rodrigues |
metadata.dc.description.resumo: | Atualmente a inclusão educacional de alunos surdos em escolas regulares tem estado cada vez mais evidente no cenário nacional, pois esse assunto tem uma grande relevância na conquista de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Sendo assim, o ensino de Física não poderia ficar de fora desse movimento social e político que estamos vivenciando, e pautados nesta perspectiva, esse produto educacional tem como objetivo descrever uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa voltada para um ambiente inclusivo, no âmbito da aprendizagem significativa do conhecimento físico, para estudantes ouvintes e surdos. Este material didático foi elaborado para o ensino de alguns conceitos da óptica geométrica através do tema “os problemas de visão e as lentes corretoras”. E optou-se como orientação a Teoria da Aprendizagem Significativa, os princípios da Educação Inclusiva e o Ensino de Surdos na perspectiva Bilíngue. A implementação desta Unidade de Ensino Potencialmente Significativa possibilita verificar indícios de aprendizagem da óptica geométrica no que se refere aos principais problemas de visão e o funcionamento das lentes esféricas. Este material didático busca promover também o ensino de física para alunos surdos através de uma pedagogia visual que atenda minimamente as diferenças culturais e linguísticas desses alunos, dando ênfase assim a recursos visuais como vídeos, experimentos simples e programas interativos. |
Keywords: | Física - ensino Óptica geométrica Deficiência auditiva Inclusão |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citation: | PICANÇO, Lucas Teixeira. O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos. 69 f. 2015. Produto educacional (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/829 |
Issue Date: | 15-Dec-2015 |
Appears in Collections: | MNPEF - Produto educacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos_Picanço_2015.pdf | Produto educacional - MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 2,66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.