Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/802
Tipo: Dissertação
Título: Assessor pedagógico: perspectivas e desafios no assessoramento pedagógico nas escolas indígenas e nos centros municipais de educação escolar indígena de Manaus
Autor(es): Ribeiro, Giovana de Oliveira
Primeiro Orientador: Leal, Davi Avelino
metadata.dc.contributor.referee1: Leal, Davi Avelino
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Josiani Mendes da
metadata.dc.contributor.referee3: Cruz, Jocilene Gomes da
Resumo: A pesquisa aborda sobre a prática de assessoramento pedagógico aos professores da Educação Escolar Indígena em Manaus, a qual é realizada por assessores pedagógicos. Apesar do relevante papel que estes assessores desempenham, a sua atuação é permeada por algumas lacunas, dentre elas a ausência de clareza de um perfil profissional e a falta de formação para o exercício desta função. O presente estudo tem por objetivo comprender a contribução do assessor pedagógico no processo formativo dos professores indígenas de Manaus. No problema da pesquisa, indaguei: como o assessor pedagógico contribui no processo formativo dos professores indígenas, sem conhecer a área de atuação? Os procedimentos metodológicos adotados para esta pesquisa abarcaram pesquisa bibliográfica sobre as questões educacionais indígenas aliada a realização de entrevistas semiestruturadas junto a 7 integrantes (dentre assessores e professores indígenas) que vivenciam diretamente as peculiaridades do ensino voltado para a população indígena. Os resultados apontam que dentre os desafios enfrentados por estes profissionais, destacam-se as dificuldades de locomoção para acesso aos locais de assessoramento, falta de uma preparação para o exercício da função e, inexistência de um programa voltado para o planejamento das atividades de assessoramento. O produto educacional resultante dessa pesquisa de mestrado propõe um conjunto de ações que ao serem colocadas em prática torna o trabalho dos assessores pedagógicos mais assertivo. O material está ancorado em 4 eixos pedagógicos de atuação: Pedagógico; Político-Pedagógico; Produção de Material Didático e Linguístico. O produto foi apresentado e validado junto ao seu público-alvo e a expectativa é de que a partir da adoção das práticas existentes em seu conteúdo o assessoramento prestado aos professores indígenas seja realizado de maneira mais organizada e planejada, com o enfoque voltado para a melhoria da qualidade da educação ofertada a população indígena da cidade de Manaus.
Abstract: The research addresss the practice of advising teachers of Indigenous School Education in Manaus, which is carried out by pedagogical advisers. Despite the relevant role that these advisors play, their performance is permeated by some gaps, among them the lack of clarity of a professional profile and the lack of training to exercise this function, which leads to high turnover in the occupation of this position. The present study has the general objective of detecting the main challenges and perspectives of pedagogical advisers working in the indigenous municipal education of Manaus. The methodological procedures adopted for this research included bibliographic research on indigenous educational issues combined with semi structured interviews with 7 members (among indigenous advisers and teachers) who directly experience the peculiarities of teaching aimed at the indigenous population. The results point out that among the challenges faced by these professionals, the difficulties of locomotion to acess th advisory places are highlighted, lack of adequate preparation for the exercise of the function and inexistence of program focused on the planning of the advisory activities. The educational product resulting from this master’s research proposes a set of actions that, when put into practice, make work of pedagogical advisors more assertive. The material in anchored in 4 areas of action: Pedagogical; Political-Pedagogical; Production of Didactic Material and Linguistic. The product was presented and validated with its target audience and the expectation is that from the adoption of existing practices in its contente, the advice provided to indigenous teachers will be carried out in a more organized and planner manner, with a focus on improving quality of education offered to the indigenous population of the city of Manaus.
Palavras-chave: Assessor pedagógico
Professores indígenas
Educação escolar indígena
Formação em serviço
Práticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: RIBEIRO, Giovana de Oliveira. Assessor pedagógico: perspectivas e desafios no assessoramento pedagógico nas escolas indígenas e nos centros municipais de educação escolar indígena de Manaus. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/802
Data do documento: 15-Mai-2020
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Assessor pedagogico-perspectivas e desafios_Gioavana de Oliveira Ribeiro_2020.pdfDissertação_IFAM Campus Manaus Centro2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.