Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/782
Tipo: Dissertação
Título: Proposta didática sobre a interação solo-planta e a dinâmica dos ecossistemas amazônicos
Autor(es): Soares, Anderson Colares
Primeiro Orientador: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee3: Liebl, Ariany Rabello da Silva
Resumo: A Interação Solo-Planta representa para o ecossistema intensa dinâmica entre elementos essenciais que refletem no funcionamento e manutenção do ambiente. A falta de conhecimento sobre a fisiologia das plantas e do solo interfere na compreensão quanto ao equilíbrio ambiental. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo proporcionar uma proposta de ensino sobre a Interação Solo-Planta dando a sua relevância para o funcionamento e manutenção dos Ecossistemas Amazônicos. A pesquisa norteadora deste estudo foi de caráter qualitativo e o meio de investigação adotado foi a pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Cônego Bento José de Souza, localizada no Município de Borba-Am, pois a matriz curricular apresenta conteúdos relacionados com a proposta da pesquisa. Também foi possível a participação de professores do ensino fundamental II como participantes da construção da proposta didática adequada para sala de aula. Ressaltamos que em virtude da pandemia do novo coronavírus, esta pesquisa passou por adequações, com as atividades desenvolvidas nas seguintes etapas: inicialmente a submissão a plataforma Brasil e com a aprovação da proposta foi dado o início as etapas metodológicas. A primeira etapa consistiu na visita à escola com averiguação da infraestrutura da escola, documentos norteadores do curso e os sujeitos da pesquisa. Documentos importantes identificados foram o Livro Didático e Projeto Político Pedagógico da escola. A segunda etapa foi a análise dos componentes curriculares, Livro Didático e Projeto Político Pedagógico – PPP. Na terceira foi realizado o diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos, através de um questionário aplicado pelo Google Forms. Na quarta, ocorreu com professores da área de Ciência (Borba e Manaus) uma Oficina Pedagógica via Google Meet, intitulada “Práticas de Ensino: Interação Solo-Planta nos Ecossistemas Amazônicos buscando identificar a realidade da teoria e prática difundida em sala de aula e direcionar a construção do produto educacional. A quinta etapa consistiu na construção do produto educacional e submetido a uma comissão composta por duas professoras doutoras da área (botânica e solo) e atuantes nos cursos de licenciaturas a fim de verificar maiores contribuições além das elencadas na segunda etapa junto com os professores da Educação Básica. Portanto, na sexta etapa foi à socialização do produto educacional na escola de forma presencial em Borba sendo realizada por meio de aulas práticas e teóricas contidas no produto educacional contemplando a inserção da prática no processo educacional da proposta. Assim, a bordagem da temática Interação Solo-Planta neste trabalho identificou que há grande necessidade de valorização dos espaços amazônicos e de sua composição biótica e abiótica, os resultados obtidos permitem-nos concluir que a interação deve ser abordada no Ensino de Ciências integrando conhecimentos regionais, nota-se que toda as etapas foi de grande importância e contribuíram para o ensino dos alunos amazônidas.
Abstract: The Soil-Plant Interaction represents for the ecosystem intense dynamics between essential elements that reflect in the functioning and maintenance of the environment. The lack of knowledge about the physiology of plants and soil interferes with the understanding of environmental balance. Therefore, this research aims to provide a teaching proposal on Soil-Plant Interaction giving its relevance to the functioning and maintenance of Amazonian Ecosystems. The guiding research of this study was of a qualitative nature and the means of investigation adopted was action research. The subjects of the research were the students of the 6th year of Elementary School II of the State School Cônego Bento José de Souza, located in the Municipality of Borba-Am, since the curriculum matrixpresents contents related to the research proposal. It was also possible for elementary school II teachers to participate in the construction of the appropriate didactic proposal for the classroom. We emphasize that due to the pandemic of the new coronavirus, this research underwent adaptations, with the activities developed in the following stages: initially the submission to the Brazil platform and with the approval of the proposal, the methodological steps were started. The first stage consisted of a visit to the school to investigate the school's infrastructure, course guiding documents and the research subjects. Important documents identified were the School's Textbook and Pedagogical Political Project. The second stage was the analysis of the curricular components, Textbook and Pedagogical Political Project - PPP. In the third, the diagnosis of the students' previous knowledge was carried out, through a questionnaire applied by Google Forms. On Wednesday, a Pedagogical Workshop via Google Meet took place with Science teachers (Borba and Manaus), entitled “Teaching Practices: Soil-Plant Interaction in Amazonian Ecosystems, seeking to identify the reality of theory and practice disseminated in the classroom and direct the construction of the educational product. The fifth stage consisted of the construction of the educational product and submitted to a commission composed of two PhD professors in the area (botany and soil) and active in the degree courses in order to verify greater contributions beyond those listed in the second stage together with the Education teachers. Basic. Therefore, in the sixth stage, the socialization of the educational product at school was carried out in person in Borba, being carried out through practical and theoretical classes contained in the educational product, contemplating the insertion of the practice in the educational process of the proposal. Thus, the approach of the Soil-Plant Interaction theme in this work identified that there is a great need to value the Amazonian spaces and their biotic and abiotic composition, the results obtained allow us to conclude that the interaction must be addressed in Science Teaching by integrating regional knowledge, it is noted that all the stages were of great importance and contributed to the teaching of Amazonianstudents.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Solo-Planta
Ensino e aprendizagem
Educação amazônica
Educação Profissional Tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: SOARES, Anderson Colares. Proposta didática sobre a interação solo-planta e a dinâmica dos ecossistemas amazônicos. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/782
Data do documento: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta didatica sobre a interacao solo-planta_Anderson_Soares_2021.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro33,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.