Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/763
metadata.dc.type: Produtos
Title: Educação ambiental e saúde baseada em ABP
Other Titles: Environmental education and health based in Project-Based Learning
metadata.dc.creator: Lopes, Iarima Naama Ferreira
Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martínez de
Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martinez de
metadata.dc.contributor.advisor2: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martinez de
metadata.dc.contributor.referee2: c, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Anjos, Maeda Batista dos
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste produto é servir como um guia para a implementação e uso didático de um Jardim Sensorial (JS), demonstrando como seus elementos podem ser usados para alcançar uma aprendizagem significativa, baseada na investigação, na criatividade, na partilha e na contextualização de novos conhecimentos. As propostas apresentadas são norteadas pelos pressupostos da aprendizagem Baseada em Projetos e podem auxiliar professores e alunos a alcançarem uma ducação Ambiental transformadora e reflexiva. Sendo assim, incluímos neste material sugestões de atividades e roteiros educacionais que podem ser realizadas tanto no jardim sensorial quanto em outros ambientes de ensino, e que relacionam os conteúdos de Biologia e Saúde, Agroecologia, Química e áreas afins. O material discute questões relevantes como a importância da flexibilidade das atividades adequando-as aos contextos de ensino, da valorização da individualidade e do processo de construção (não só dos resultados), das contribuições dos trabalhos em grupo, da importância do professor/professora como mediador do processo e da possibilidade de explorar novas formas de se trabalhar Educação Ambiental.
Abstract: The purpose of this product is to serve as a guide for the implementation and didactic use of a Sensory Garden (JS), demonstrating how its elements can be used to achieve meaningful learning through investigation, creativity, sharing and contextualization of new knowledge. The presented proposals are guided by assumptions of Project-Based Learning and can help teachers and students to achieve a transformative and reflective Environmental Education, thus, we include in this material suggestions for activities and educational itineraries that can be carried out both in the sensory garden and in other environments teaching, and that relate the contents of Biology and Health, Agroecology, Chemistry and related areas. The material discusses relevant issues such as the importance of flexibility of activities suited to the teaching context, the enhancement of individuality and the construction process (not only the results), the contributions of group work, the importance of the teacher/teacher as a mediator of the process and the possibility of exploring new ways of working Environmental Education.
Keywords: Aprendizagem significariva
Aprendizagem baseada em projetos,
Educação ambiental.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: LOPES, Iarima Naama Ferreira; LUCENA, Juliana Mesquita Vidal Martínez de; PAES, Lucilene da Silva. Educação ambiental e saúde baseada em ABP. 2021. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/763
Issue Date: 5-Nov-2021
Appears in Collections:MPET - Produtos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação ambiental e saúde baseada em ABP_Iarima Naama F Lopes_2021.pdfProduto educacional_MPET_IFAM Campus Manaus Centro68,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.