Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/73
Tipo: Dissertação
Título: Formação inicial de professores: contribuição da disciplina LIBRAS para futuros professores da educação básica
Autor(es): Jesus, Liana Fabíola de
Primeiro Orientador: Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
metadata.dc.contributor.referee1: Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
metadata.dc.contributor.referee2: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Maria Almerinda de Souza
Resumo: A pesquisa intitulada “Formação Inicial de Professores: contribuição da disciplina Libras para os futuros professores da Educação Básica” ressalta um tema atual no contexto da educação inclusiva para educação de surdos no ensino básico, após o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua oficial no Brasil. Com a introdução da Libras nos currículos dos cursos de licenciatura, percebemos a necessidade de que esta disciplina deva proporcionar ao acadêmico (futuro professor) elementos que o qualifique para o seu desempenho em sala de aula. Os desafios encontrados por esses profissionais no exercício do magistério com o aluno surdo podem ser: barreira na comunicação, entendimento da cultura surda, metodologias de ensino que atendam às necessidades educacionais desses estudantes etc. Tendo em vista esse contexto, que é formar professores para trabalhar na diversidade educacional, indaga-se: Como o oferecimento da disciplina Libras está contribuindo para a formação do professor da Educação Básica para o ensino de alunos surdos? Nos propomos em identificar como a disciplina Libras e os recursos nela contidos, estão contribuindo na formação inicial dos professores, para atuarem com alunos surdos na rede básica de ensino, em três IES públicas da cidade de Manaus, bem como: Identificar nas instituições e cursos selecionados as disciplinas que tratam das questões que envolvam a educação especial e/ou inclusiva e Libras; Analisar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e as ementas das Disciplinas Educação Especial e Libras em três cursos de licenciaturas ofertadas pelas IES públicas; Verificar a percepção dos professores e acadêmicos quanto ao nível de relevância da disciplina Libras bem como o seu impacto na formação inicial dos futuros professores nas instituições selecionadas, e; Apresentação de uma proposta que contribua para a formação de professores que ministram a disciplina Libras na perspectiva inclusiva. Para o desenvolvimento desta pesquisa empregamos a metodologia de natureza exploratória e documental, além da pesquisa bibliográfica. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, questionários, tanto para os professores formadores que ministram a Disciplina Libras, quanto para os acadêmicos que cursaram a referida disciplina. Os resultados indicaram ausência do trabalho prático em duas Instituições de Ensino Superior ou mesmo o desafio de emular os acadêmicos a fazerem reflexão/ação/reflexão; também entendemos que é urgente alinhar a teoria à prática, favorecendo o surgimento de contribuições que possam auxiliar no trabalho pedagógico, cuja pesquisa, necessita ser colocada em prática com as teorias, de acordo com a realidade educacional existente e sugerir melhorias, ações, métodos e materiais que possam realmente impactar positivamente na aprendizagem desses alunos necessitados de uma abordagem diferenciada. Finalizando esse estudo, elaboramos uma proposta didática e funcional, que resultou em um Produto intitulado: Proposta Revisional da Ementa da disciplina Libras para os cursos de Licenciatura, devidamente ampliada e revista, com significativa alteração de conteúdos e carga horária, tanto teórica quanto prática, desdobrando-a em duas disciplinas que se complementam e que, obviamente, a primeira se apresenta como pré-requisito da segunda, pela sua complementaridade, com o intuito de contribuir para a melhoria da formação inicial do futuro professor.
Abstract: The research entitled "Initial Teacher Training: contribution of the Libras discipline to the future teachers of basic education" highlights a actual theme in the context of inclusive education for deaf education in primary education, after the recognition of the Brazilian Sign Language as the second official language in Brazil. With the introduction of Libras in the curricula of undergraduate courses, we see the need for this discipline to provide the academic (future teacher) with elements that qualify him for his performance in the classroom. The challenges that this professional will encounter in the exercise of teaching with a deaf student may be: communication barrier, understanding of the deaf culture, teaching methodologies that met the educational needs of these students, etc. In view of this context, which is to train teachers to work in educational diversity, we ask: How is the offering of the Libras discipline contributing to the formation of the teacher of Basic Education for the teaching of deaf students? We propose to identify how the Libras discipline and the resources contained therein are contributing to the initial formation of teachers to work with deaf students in the basic education network in three public HEIs in the city of Manaus, as well as: Institutions and courses selected disciplines that address issues involving special and / or inclusive education and Libras; To analyze the Pedagogical Projects of Courses (PPCs) and the menus of the Disciplines Special Education and Libras in three courses of degrees offered by the public HEIs and VERIFY the perception of academics and teachers as to the level of relevance of the Libras discipline as well as its impact on the initial training of future teachers in the selected institutions; Presentation of a proposal to revise the menu of the Libras discipline for Higher Education Institutions that offer undergraduate courses. For the development of this research we use the methodology exploratory beyond the bibliographical research. As an instrument of data collection, questionnaires, both for the training teachers who teach the Discipline Libras and for academics who attended said discipline. The results indicate absence of practical work in two Higher Education Institutions or even the challenge of emulating the students to make reflection / action / reflection, also, we understand that it is urgent to align theory with practice, favoring the emergence of Contributions that may help in the pedagogical work, whose research needs to be put into practice with theories, according to the existing educational reality and suggest improvements, actions, methods and materials that can positively impact the learning of those students in need of a differentiated approach . To finalize this study, we elaborated a didactic and functional proposal, which resulted in a Product titled: Revised Proposal of the Ples Discipline Menu for undergraduate courses, duly expanded and revised, with significant alteration of content and workload, both theoretical and practical , Unfolding it in two complementary disciplines and, of course, the first one presents itself as a prerequisite of the second, for its complementarity, with the intention of contributing to the improvement of the initial formation of the future teacher.
Palavras-chave: Formação inicial do professor
Libras - Ensino superior
Educação básica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/73
Data do documento: 30-Mar-2017
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação inicial de professores contribuição da disciplina LIBRAS para futuros professores da educação básica.pdfDissertação - Documento principal12,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.