Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/707
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Experimentação e utilização de simuladores virtuais: abordagens alternativas para o ensino de ácido e base no ensino médio
Autor(es): Silva, Samuel Oliveira da
Primeiro Orientador: Santos, Ana Lúcia Mendes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ana Lúcia Mendes dos
metadata.dc.contributor.referee2: Valle, Cláudia Magalhães do
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Ana Cláudia Rodrigues de
Resumo: Uma das ideias pedagógicas mais polêmica e vastamente discutida em pesquisas realizadas na área de ensino e educação por professores e acadêmicos de licenciatura, é a grande dificuldade que os alunos do Ensino Médio enfrentam no processo de aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química. Tais dificuldades encontradas dentro e fora da sala de aula como a falta de interesse, dos alunos e professores e a falta de contextualização dos conteúdos de Química com o cotidiano dos alunos tem levados muitos pesquisadores a pensar em novas metodologias alternativas de ensino e aprendizagem. A Química é uma ciência onde seus saberes estão interligados a pratica de atividades experimentais que visam tornar menos abstrato e de difícil compreensão os conteúdos. Nessa perspectiva, buscou-se nesse trabalho investigar e analisar os impactos do uso da experimentação, e de uma forma cooperativa complementar essa atividade com o uso de simuladores virtuais em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória (estudo de caso), com abordagem quali-quantitativa, onde o experimento e o simulador foram trabalhados em uma turma de 1º ano do ensino médio em uma escola pública situada na cidade de Manaus/AM. Os dados relativos acerca da aceitação e avaliação dessas metodologias por parte dos alunos foram realizados por meio de questionários e anotações. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que as estratégias utilizadas foram eficientes, visto que todos os alunos, compreenderam os conceitos científicos corretamente, sendo portanto uma ótima alternativa para a superação de alguns problemas enfrentados no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos de ácidos e bases. Observou-se ainda que, tais metodologias levaram os alunos a atuarem como pesquisadores, com atitudes interativas e questionadoras no meio dos seus colegas de classe.
Abstract: One of the most controversial and widely discussed pedagogical ideas in research in the area of teaching and education by professors and undergraduate students is the great difficulty that high school students face in the process of learning the contents of the discipline of Chemistry. Such difficulties found inside and outside the classroom such as the lack of interest of the students and teachers and the lack of contextualization of the contents of Chemistry with the daily life of the students has led many researchers to think about new alternative teaching and learning methodologies. Chemistry is a science where its knowledges are linked to the practice of experimental activities that aim to make the contents less abstract and difficult to understand. In this perspective, this work sought to investigate and analyze the impacts of the use of experimentation, and in a cooperative way to complement this activity with the use of virtual simulators in the classroom. This is a descriptive-exploratory research (case study), with a qualitative-quantitative approach, where the experiment and the simulator were worked in a high school class in a public school located in the city of Manaus / AM. The relative data about the acceptance and evaluation of these methodologies by the students were carried out through questionnaires and notes. Based on the obtained results, it was verified that the strategies used were efficient, since all the students understood the scientific concepts correctly, being therefore a great alternative to overcome some problems faced in the learning process learning the contents of acids and bases. It was also observed that such methodologies led students to act as researchers, with interactive and questioning attitudes among their classmates.
Palavras-chave: Química - ensino
Experimentos
Ácidos e bases
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SILVA, Samuel Oliveira da. Experimentação e utilização de simuladores virtuais: abordagens alternativas para o ensino de ácido e base no ensino médio. 2018. 59 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/707
Data do documento: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experimentação e utilização de simuladores virtuais: abordagens alternativas para o ensino de ácido e base no ensino médio_Silva_2018.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.