Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/704
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização de um jogo de tabuleiro como um recurso auxiliar no ensino da tabela periódica no 1° ano do ensino médio
Autor(es): Silva, Jayana de Oliveira
Primeiro Orientador: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Ana Claudia Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Danielle Cristina Oliveira
Resumo: O ensino de ciências exatas possui muitas dificuldades em seu desenvolvimento. Muitos alunos apresentam várias dificuldades em seu aprendizado,pois, além de achar o conteúdo difícil, não se sentem motivados a estuda-los, pois alegam que nunca irão utiliza-los em sua vida prática. Nesse contexto, faz-se necessário o desenvolvimento de ferramentas que possam ser utilizadas como auxilio no processo de ensino e aprendizagem e, pensando nisso, apresentamos aqui um jogo que tem a finalidade de facilitar o ensino-aprendizagem dos elementos químicos presentes na Tabela Periódica. Essa temática é importante por ser muito presente na vida do aluno, já que tudo o que existe é constituído por elementos químicos que se encontram presentes na tabela Periódica.Além disso, esse conteúdo está previsto na proposta curricular para o 1º. ano do Ensino Médio, tornando-o fundamental para os conhecimentos que serão adquiridos na disciplina de Química. O trabalho que apresentamos foi pensado a partir de uma sequência didática estruturada em sete momentos, que são: 1: Apresentação do conteúdo e do projeto a ser aplicado; 2: Apresentação da historia da Tabela Periódica; 3: Explicação sobre as divisões da tabela periódica; 4: Abordagem das Propriedades periódicas; 5: Avaliação sobre o conteúdo; 6: Aplicação do jogo; 7: Aplicação do questionário de avaliação do jogo. Com a aplicação do jogo, esperamos contribuir para uma melhor compreensão sobre a distribuição dos elementos químicos na Tabela Periódica, e assim poder contribuir com outros professores, a partir do uso de um jogo como uma alternativa facilitadora para o ensino da tabela Periódica.
Abstract: The teaching of exact sciences has many difficulties in its development. Many students have several difficulties in their learning because, in addition to finding the content difficult, they do not feel motivated to study them, because they claim that they will never use them in their practical lives. In this context, it is necessary to develop tools that can be used as an aid in the teaching and learning process and, thinking about it, we present here a game that has the purpose of facilitating the teaching-learning of the chemical elements present in the Periodic Table. This theme is important because it is very present in the life of the student, since everything that exists is constituted by chemical elements that are present in the Periodic table. In addition, this content is foreseen in the curricular proposal for the 1st. year of High School, making it fundamental to the knowledge that will be acquired in the discipline of Chemistry. The work that we present was thought from a didactic sequence structured in seven moments, which are: 1: Presentation of the content and the project to be applied; 2: Presentation of the history of the Periodic Table; 3: Explanation of the divisions of the periodic table; 4: Approach of Periodic Properties; 5: Content evaluation; 6: Application of the game; 7: Application of the game evaluation questionnaire. With the application of the game, we hope to contribute to a better understanding of the distribution of the chemical elements in the Periodic Table, and thus to be able to contribute with other teachers, from the use of a game as an alternative facilitator for the teaching of the Periodic table.
Palavras-chave: Química - ensino
Tabela periódica
Jogos lúdicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SILVA, Jayana de Oliveira. A utilização de um jogo de tabuleiro como um recurso auxiliar no ensino da tabela periódica no 1° ano do ensino médio. 2018. 63 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/704
Data do documento: 5-Dez-2018
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização de um jogo de tabuleiro como um recurso auxiliar no ensino da tabela periódica no 1° ano do ensino médio_Silva_2018.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.