Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/699
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica
Autor(es): Amazonas, Jackssiane dos Santos
Primeiro Orientador: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Danielle Cristina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Anic, Cinara Calvi
Resumo: O ensino de Química é um trabalho com desafios e dificuldades que vem sendo enfrentado por diversos professores devido ao fato de excesso de conteúdos, e é necessário tornar esse ensino uma maneira fácil e divertida, que seja capaz de motivar e estimular o conhecimento dos alunos através de metodologias significativas. Os conteúdos da tabela periódica são assuntos que estão propostos nos parâmetros curriculares nacionais para os alunos do 1° ano do ensino médio, que visa trabalhar sobre a organização e aplicação dos elementos químicos. Pensando nessa temática a presente pesquisa tem por finalidade investigar a utilização da música para o ensino da tabela periódica na educação básica, tendo como objetivos, construir um repertorio de músicas para o ensino da tabela periódica de modo que se constituam como organizadores prévios para aprendizagem da mesma, acompanhar o desenvolvimento do conhecimento dos alunos durante o projeto e por fim verificar as contribuições da utilização da música para o ensino da tabela periódica. O trabalho teve inicio com a elaboração do plano de atividades do musical, no qual é possível visualizar diretamente o desenvolvimento do pequeno projeto. A proposta do plano de atividades separada em quatro fases para investigação da pesquisa, sendo:1° fase- plano de ação. 2° faseimplementação do plano. 3° fase- acompanhamento do seu desenvolvimento. 4° faseavaliação do processo e resultados. Mediante a esta pesquisa tomamos como resultado que a música é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem e proporciona conhecimentos prévios significativos a partir dos conteúdos abordados durante a proposta do projeto.
Palavras-chave: Química - ensino
Tabela periódica
Música
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: AMAZONAS, Jackssiane dos Santos. Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica. 2018. 64 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/699
Data do documento: 20-Dez-2018
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica_Amazonas_2018.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro690,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.