Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/697
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições do estágio supervisionado para a formação docente
Autor(es): Lobo, Wyvirlany Valente
Primeiro Orientador: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Edilson Gomes
Resumo: O presente trabalho aborda as contribuições do Estágio Supervisionado na formação docente através das impressões dos estudantes das Licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas apresentando suas dificuldades, expectativas e considerações. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pré-estruturadas com estudantes dos cursos de Licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática. Os procedimentos metodológicos contam com uma análise lexical com o auxílio do Software Sphinx para verificação da frequência de palavras como procedimento para auxiliar na análise qualitativa. Os resultados mostram que as principais expectativas consistem na experiência, identidade profissional e desorganização na sala de aula. As principais expectativas não atendidas no estágio foram o apoio da escola, interesse dos alunos e acompanhamento. As dificuldades encontradas no estágio foram o relacionamento com os alunos, falta de recursos e apoio escolar. No que consiste à influência do estágio na atuação na sala de aula salientou-se a identidade profissional, relação professor-aluno e realidade das escolas. Quanto às experiências indesejadas, revelou-se o desrespeito e atuação nas turmas. As possíveis contribuições para melhorar o estágio foram a participação nos eventos, orientação e flexibilidade. As situações inesperadas pautaram-se no preparo, busca de orientação e resolver o problema. Por fim, as considerações sobre o estágio elencaram as palavras aprendizado, experiência e reflexão.
Abstract: This paper discusses the contributions of Supervised Internship in teacher education through the impressions of undergraduate students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas presenting their difficulties, expectations and considerations. The research was conducted through pre-structured interviews with students of the Physics, Chemistry, Biological Sciences and Mathematics Degree courses. Later, a lexical analysis was performed with the aid of the Sphinx Software to verify the word frequency as a procedure to assist in the qualitative analysis. The results show that the main expectations consisted of experience, professional identity and disorganization in the classroom. The main unmet expectations at the internship were school support, student interest and follow-up. The difficulties encountered in the internship were the relationship with the students, lack of resources and school support. Regarding the influence of the internship on the classroom performance, the professional identity, teacher-student relationship and reality of schools were highlighted. As for the unwanted experiences, disrespect was revealed, taking on classes and teacher-trainee relationship. Contributions to the internship were participation in the events, orientation and flexibility. Unexpected situations were based on preparation, seeking guidance and solving the problem. Keywords: Supervised Internship;
Palavras-chave: Química - ensino
Formação docente
Licenciaturas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: LOBO, Wyvirlany Valente. Contribuições do estágio supervisionado para a formação docente. 2019. 53 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/697
Data do documento: 4-Dez-2019
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuições do estágio supervisionado para a formação docente_Lobo_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro710,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.