Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/695
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de reações químicas inorgânicas por meio de videoaulas: uma aplicação em um curso técnico de nível médio
Autor(es): Ladislau, Marcos Tulios Frota
Primeiro Orientador: Barroso, Hileia dos Santos
Segundo Orientador: Oliveira, Dorian Lesca de
metadata.dc.contributor.referee1: Barroso, Hileia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra, Jaqueline de Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Lira, Wallace
Resumo: Aulas experimentais são essenciais no processo ensino-aprendizagem, seja para qualquer disciplina e em qualquer nível de escolaridade, a prática desperta no aluno maior interesse e envolvimento no conteúdo, porém de modo geral, a maioria dos ambientes escolares se depara com certas dificuldades em sua execução, principalmente em disciplinas como a química que tem como obstáculos: a ausência de um laboratório adequado, falta de reagentes e equipamentos e o pouco tempo disponível para executar os procedimentos de modo seguro. Diante disso, muitos professores não usam a aula experimental em seu cotidiano, porém podem utilizar outros meios para suprir essas dificuldades. O vídeo é uma ferramenta das tecnologias de informação e comunicação, que este trabalho pretende mostrar como uma alternativa viável para o ensino de reações químicas inorgânicas. Desta forma, foi produzido um vídeo com duração aproximada de 10 minutos sobre este assunto, o qual foi aplicado numa turma do 1º ano do ensino médio integrado em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Inicialmente foi aplicado um questionário diagnóstico antes do vídeo e um questionário avaliativo após o vídeo, a fim de verificar quais contribuições esta ferramenta tem no processo ensino-aprendizagem deste conteúdo. Diante da dificuldade que os alunos têm sobre as Reações Químicas, muitas das vezes, relacionadas ao fato de esta exigir deles conhecimento em nível macroscópico, microscópico e simbólico, pôde-se observar através dos resultados obtidos nos questionários que houve uma evolução importante quanto ao aprendizado do conteúdo, as notas do questionário avaliativo mostraram um aumento de 100% sobre as notas do questionário diagnóstico. Verificou-se, portanto que o vídeo pode ser usado como uma ferramenta educativa que contribui efetivamente para o ensino e pode substituir aulas experimentais trazendo até mesmo certas vantagens em relação a estas.
Abstract: Experimental classes are essential in the teaching-learning process, be it for any discipline and at any level of schooling, the practice arouses in the student greater interest and involvement in content, but in general, most school environments is facing certain difficulties in their especially in disciplines such as chemistry that have as obstacles: the absence of an adequate laboratory, a lack of reagents and equipment, and the limited time available to perform the procedures safely. Faced with this, many teachers do not use the experimental class in their daily lives, but can use other means to overcome these difficulties. The video is a tool of information technologies and communication, which this work intends to show as a viable alternative for the teaching of inorganic chemical reactions. In this way, a video with an approximate duration of 10 minutes was produced on this subject, which was applied in a class of the 1st year of high school integrated in Informatics in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. First of all, a diagnostic questionnaire was applied before the video and an evaluative questionnaire after the video, in order to verify what contributions this tool has in the teaching-learning process of this content. In the face of the difficulty that students have about Chemical Reactions, many times, related to the fact that it requires them knowledge at macroscopic level, microscopic and symbolic, can be seen through the results obtained in the questionnaires, a significant evolution in learning content, the notes of the evaluative questionnaire showed a 100% increase on the notes of the diagnostic questionnaire. It can be seen, therefore, that video can be used as an educational tool that contributes effectively to teaching and can substitute experimental classes with even certain advantages in relation to them.
Palavras-chave: Química - ensino
Reação química
Experimentação
Videoaulas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: LADISLAU, Marcos Tulios Frota. O ensino de reações químicas inorgânicas por meio de videoaulas: uma aplicação em um curso técnico de nível médio. 2019. 74 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/695
Data do documento: 5-Nov-2019
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de reações químicas inorgânicas por meio de videoaulas: uma aplicação em um curso técnico de nível médio_Ladislau_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.