Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/692
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A saponificação como instrumento prático - sustentável para aprendizagem da química no ensino médio
Autor(es): Cardeles, Cleverson de Lima
Primeiro Orientador: Herculano, Ricardo de Almeida
Segundo Orientador: Melo, Ana Claudia Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: Herculano, Ricardo de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Ana Claudia Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Danielle Cristina Oliveira
Resumo: O descarte inadequado do óleo de cozinha usado é um tema atualmente bastante discutido para otimização deste produto. Sabe-se que um dos grandes problemas enfrentados por nossa sociedade atualmente é a questão ambiental e as diversas maneiras de reciclagem deste material. A saponificação é um processo que resgata a importância dessa reciclagem do óleo de fritura na disciplina química geral que é aplicada no ensino médio na maioria das vezes trabalhada em sala aula de forma resumida sendo que a mesma tem outras particularidades e de extrema importância no desenvolvimento educacional. As aulas de química geral neste processo- aprendizagem apresentaram conceitos e conteúdos realizando metodologias teórico-práticas de como reciclar o óleo de cozinha usado para confecção do sabão artesanal. No entanto, não deixemos de mencionar como fundamental a medição do pH na confecção de produtos manuseados pelo homem. Contudo, se observou os fatos do desenvolvimento do conhecimento cientifico-prático inseridos na vida cotidiana dos alunos em uma abordagem participativa, motivadora e envolvente coletadas dos momentos como: diagnóstico, intervenção (aulas expositivas e dialogadas) e verificação da aprendizagem. Esta pesquisa foi aplicada na sala de aula/laboratório de química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Amazonas – IFAM – CMC, com desempenho, dedicação e flexibilidade por parte de todos os envolvidos. As metodologias deste trabalho tiveram uma enorme preocupação com a reciclagem do óleo de cozinha transformando-o em (sabão caseiro), um produto biodegradável beneficiando o meio ambiente e o homem com foco no ensino aprendizagem gerando uma melhor qualidade de vida. Este trabalho tem como objetivo geral utilizar o processo de produção do sabão à base da reutilização do óleo de cozinha agregando na compreensão da prática sustentável e no ensino de química geral para estudantes do 1º ano do ensino médio.
Abstract: Inadequate disposal of used cooking oil is a topic currently widely discussed for optimization of this product. It is known that one of the major problems facing our society today is the environmental issue and the various ways of recycling this material. Saponification is a process that underscores the importance of this recycling of frying oil in the general chemical discipline that is applied in high school most often worked in the classroom in a summarized way and it has other particularities and extremely important in educational development. . The general chemistry classes in this process-learning presented concepts and content performing theoretical and practical methodologies of how to recycle the cooking oil used to make handmade soap. However, let us mention as fundamental the measurement of pH in the manufacture of products handled by man. However, it was observed the facts of the development of scientific-practical knowledge inserted in the daily life of students in a participatory, motivating and engaging approach collected from moments such as: diagnosis, intervention (lectures and dialogues) and verification of learning. This research was applied in the classroom / chemistry laboratory at the Federal Institute of Education, Science and Technology Amazonas - IFAM - CMC, with performance, dedication and flexibility on the part of all involved. The methodologies of this work had a huge concern with the recycling of cooking oil transforming it into (homemade soap), a biodegradable product benefiting the environment and the man focused on teaching and learning generating a better quality of life. This work has as general objective to use the production process of the soap based on the reuse of cooking oil, aggregating in the understanding of the sustainable practice and in the teaching of general chemistry for students of the first year of high school.
Palavras-chave: Química - ensino
Reciclagem
Experimentos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: CARDELES, Cleverson de Lima. Saponificação como instrumento prático - sustentável para aprendizagem da química no ensino médio. 2019. 75 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/692
Data do documento: 4-Dez-2019
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A saponificação como instrumento prático - sustentável para aprendizagem da química no ensino médio_Cardeles_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.