Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/687
Tipo: Outro
Título: Proposta de elaboração de projetos formativos pela ABP para o desenvolvimento profissional docente de professores formadores
Autor(es): Câmara, Aldemira de Araújo
Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Primeiro Orientador: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Whasgthon Aguiar de
Resumo: Este produto educacional é resultado de um processo de investigação realizado no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tem como título “Proposta de elaboração de projetos formativos pela ABP para o desenvolvimento profissional docente de professores formadores” e como objetivo geral contribuir no Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) de professores formadores por meio da elaboração de projetos formativos com base na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Foi desenvolvido e avaliado com 08 (oito) professores formadores da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação de Manaus que coordenam equipes de professores formadores para implementação de projetos formativos e formações para os professores da rede pública municipal de ensino de Manaus. O produto está organizado em duas partes: a primeira, "Fundamentos da proposta do Produto Educacional", apresenta os conceitos- chave que embasam a proposta, a saber: Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional Docente e Aprendizagem Baseada em Projetos; a segunda, “Oficina Formativa pela ABP: caminhos para o DPD”, apresenta os seis roteiros de ensino- aprendizagem com a descrição do planejamento da oficina formativa, os projetos formativos elaborados, e, também, a apresentação das memórias dessa oficina formativa. Os resultados da realização da oficina formativa evidenciaram que a elaboração de projetos formativos com base na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) contribui no Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) de professores formadores nos seguintes aspectos: reconhecimento da importância da reflexão da própria prática para gerar mudanças; reconhecimento do contexto escolar como elemento formador e potencializador das práticas profissionais; e, no reconhecimento da importância de atuar na gestão dos seus próprios processos formativos para desenvolvimento de competências profissionais.
Abstract: This educational product is the result of an investigation process carried out in the Professional Master's Degree in Technological Teaching of the Postgraduate Program in Technological Teaching (PPGET) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM). Its title is "Proposal for the elaboration of training projects by the PBL for the teacher professional development of trainers teachers" and as a general objective to contribute to the Teacher Professional Development (DPD) of trainers teachers through the preparation of training projects based on Project-Based Learning (PBL). It was developed and evaluated with 08 (eight) trainers teachers from the Educational Technology Management (GTE) of the Manaus Municipal Secretariat of Education, who coordinate teams of trainers for the implementation of formative projects and training for teachers in the municipal public education network in Manaus. The product is organized in two parts: the first, "Fundamentals of the Educational Product proposal", presents the key concepts that support the proposal, namely: Continuing Education, Teacher Professional Development and Project-Based Learning; the second, "Training Workshop through the PBL: paths to DPD", presents the six teaching-learning guides with a description of the training workshop planning, the training projects prepared, and also the presentation of the memories of this training workshop. The results of the training workshop showed that the development of training projects based on Project-Based Learning (PBL) contributes to the Teacher Professional Development (DPD) of trainers teachers in the following aspects: 1) recognition of the importance of reflecting on their own practice to generate changes; 2) recognition of the school context as a formative and potentiating element of professional practices; and, 3) recognition of the importance of acting in the management of their own training processes for the development of professional skills.
Palavras-chave: Ensino tecnológico
Formação continuada
Práticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: Câmara, Aldemira de Araújo; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Proposta de elaboração de projetos formativos pela ABP para o desenvolvimento profissional docente de professores formadores. 62 f. 2021. Produto educacional (Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/687
Data do documento: 29-Out-2021
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de elaboração de projetos formativos pela ABP para o desenvolvimento profissional docente de professores formadores_Camara-2021.pdfProduto educacional_PPGET-IFAM Campus Manaus Centro65,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.