Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/671
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia |
Autor(es): | Silva, Gerlane Palheta da |
Primeiro Orientador: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lielb, Ariany Rabello da Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Adriano Teixeira de |
Resumo: | O vídeo constitui um recurso que apresenta características importantes e que podem contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem, na contextualização e exemplificação dos conteúdos de biologia. Considerando o avanço das tecnologias e sua influência em várias áreas na sociedade, incluindo a educação, o presente trabalho aborda as novas tecnologias e faz uma relação entre o uso do vídeo e suas contribuições para o ensino de biologia. O objetivo geral do estudo consiste em analisar a percepção dos professores em relação a contribuição do vídeo no ensino aprendizagem de biologia. Com o intuito de compreender o perfil dos professores quanto ao uso de recursos tecnológicos e a aceitabilidade de propostas de utilização de vídeos, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo através da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas e a apresentação de três roteiros de aprendizagem com temáticas diferentes. A pesquisa revelou que os professores reconhecem as potencialidades do uso de vídeos para o ensino de biologia e demostraram um nível de aceitabilidade positivo quanto às propostas apresentadas. |
Abstract: | The video is a resource that has important characteristics and that can significantly contribute to the teaching-learning process, in the context and exemplification of the biology contents. Considering the advancement of technologies and their influence in various areas in society, including education, the present work deals with new technologies and makes a relationship between the use of video and its contributions to the teaching of biology. The general objective of the study is to analyze the perception of teachers in relation to the contribution of video in teaching biology learning. In order to understand the profile of teachers regarding the use of technological resources and the acceptability of proposals for the use of videos, a qualitative research was carried out through the application of a questionnaire with open and closed questions and the presentation of three roadmaps. learning with different themes. The research revealed that teachers recognize the potential of using videos for teaching biology and demonstrated a positive level of acceptability regarding the proposals presented |
Palavras-chave: | Biologia - ensino Novas tecnologias Recurso pedagógico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | SILVA, Gerlane Palheta da. A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia. 2021. 82 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/671 |
Data do documento: | 6-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia_Silva_2021.pdf | Monografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro | 894,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.