Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paes, Lucilene da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456pt_BR
dc.contributor.referee1Paes, Lucilene da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456pt_BR
dc.contributor.referee2Lielb, Ariany Rabello da Silva-
dc.contributor.referee3Oliveira, Adriano Teixeira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9164471794674935pt_BR
dc.creatorSilva, Gerlane Palheta da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0737617374102659pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-27T12:20:28Z-
dc.date.available2022-01-27-
dc.date.available2022-01-27T12:20:28Z-
dc.date.issued2021-04-06-
dc.identifier.citationSILVA, Gerlane Palheta da. A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia. 2021. 82 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/671-
dc.description.abstractThe video is a resource that has important characteristics and that can significantly contribute to the teaching-learning process, in the context and exemplification of the biology contents. Considering the advancement of technologies and their influence in various areas in society, including education, the present work deals with new technologies and makes a relationship between the use of video and its contributions to the teaching of biology. The general objective of the study is to analyze the perception of teachers in relation to the contribution of video in teaching biology learning. In order to understand the profile of teachers regarding the use of technological resources and the acceptability of proposals for the use of videos, a qualitative research was carried out through the application of a questionnaire with open and closed questions and the presentation of three roadmaps. learning with different themes. The research revealed that teachers recognize the potential of using videos for teaching biology and demonstrated a positive level of acceptability regarding the proposals presentedpt_BR
dc.description.resumoO vídeo constitui um recurso que apresenta características importantes e que podem contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem, na contextualização e exemplificação dos conteúdos de biologia. Considerando o avanço das tecnologias e sua influência em várias áreas na sociedade, incluindo a educação, o presente trabalho aborda as novas tecnologias e faz uma relação entre o uso do vídeo e suas contribuições para o ensino de biologia. O objetivo geral do estudo consiste em analisar a percepção dos professores em relação a contribuição do vídeo no ensino aprendizagem de biologia. Com o intuito de compreender o perfil dos professores quanto ao uso de recursos tecnológicos e a aceitabilidade de propostas de utilização de vídeos, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo através da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas e a apresentação de três roteiros de aprendizagem com temáticas diferentes. A pesquisa revelou que os professores reconhecem as potencialidades do uso de vídeos para o ensino de biologia e demostraram um nível de aceitabilidade positivo quanto às propostas apresentadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-01-27T12:20:28Z No. of bitstreams: 1 MONO_GERLANE_2020_2 (1).pdf: 915727 bytes, checksum: 66e250c198236319c9808ac36e5b0cc5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-27T12:20:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONO_GERLANE_2020_2 (1).pdf: 915727 bytes, checksum: 66e250c198236319c9808ac36e5b0cc5 (MD5) Previous issue date: 2021-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia - ensinopt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.titleA utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia_Silva_2021.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro894,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.