Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/670
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Educação ambiental aplicada ao ensino de sapos e cobras na região Amazônica |
Autor(es): | Aragão, Francisca Juçara Cavalcante de |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Adriano Teixeira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Adriano Teixeira de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Luiz, Luciana Frazão |
metadata.dc.contributor.referee3: | Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais |
Resumo: | Sapos e cobras são frequentemente associados à presença de veneno e potencialmente perigosos para os seres humanos, ainda que a maioria das espécies sejam inofensivas. Neste trabalho avaliou-se a concepção e o uso de uma sequência didática sobre sapos e cobras de estudantes do 7° ao 9° ano de uma escola pública situada na cidade de Manaus, Amazonas. Assim, foi realizada uma análise do diagnóstico do conhecimento prévio dos estudantes sobre esses animais através de um questionário. No total, 113 alunos foram entrevistados (53 meninas e 60 meninos), com idade entre 12 e 15 anos. Menos da metade dos estudantes acham que sapos e cobras são importantes, ademais muitos deles não sabem identificar sapos e cobras. A maior parte da informação que esses estudantes recebem sobre esses animais é oriunda da escola e de familiares e/ou amigos. Quando perguntados sobre que atitude teriam ao avistar um desses animais, a maioria teria atitudes de proximidade, optando por devolver o animal a natureza ou chamar um responsável. Apesar de receberem informações na escola, os estudantes ainda não conhecem a importância desses animais. Nesse sentido, aulas expositivas são geralmente pouco atraentes para os estudantes, sendo assim ações educativas participativas que promovam o conhecimento sobre esses animais são fundamentais, na qual devem ser incentivadas visando elucidar a aversão, o medo e a desinformação sobre sapos e cobras. |
Palavras-chave: | Biologia Amazônia Conservação Meio ambient |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | ARAGÃO, Francisca Juçara Cavalcante de. A educação ambiental aplicada ao ensino de sapos e cobras na região Amazônica. 2021. 34 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/670 |
Data do documento: | 6-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Educação ambiental aplicada ao ensino de sapos e cobras na região Amazônica_Aragão_2021.pdf | Monografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.