Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/670
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Educação ambiental aplicada ao ensino de sapos e cobras na região Amazônica
Autor(es): Aragão, Francisca Juçara Cavalcante de
Primeiro Orientador: Oliveira, Adriano Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Adriano Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee2: Luiz, Luciana Frazão
metadata.dc.contributor.referee3: Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais
Resumo: Sapos e cobras são frequentemente associados à presença de veneno e potencialmente perigosos para os seres humanos, ainda que a maioria das espécies sejam inofensivas. Neste trabalho avaliou-se a concepção e o uso de uma sequência didática sobre sapos e cobras de estudantes do 7° ao 9° ano de uma escola pública situada na cidade de Manaus, Amazonas. Assim, foi realizada uma análise do diagnóstico do conhecimento prévio dos estudantes sobre esses animais através de um questionário. No total, 113 alunos foram entrevistados (53 meninas e 60 meninos), com idade entre 12 e 15 anos. Menos da metade dos estudantes acham que sapos e cobras são importantes, ademais muitos deles não sabem identificar sapos e cobras. A maior parte da informação que esses estudantes recebem sobre esses animais é oriunda da escola e de familiares e/ou amigos. Quando perguntados sobre que atitude teriam ao avistar um desses animais, a maioria teria atitudes de proximidade, optando por devolver o animal a natureza ou chamar um responsável. Apesar de receberem informações na escola, os estudantes ainda não conhecem a importância desses animais. Nesse sentido, aulas expositivas são geralmente pouco atraentes para os estudantes, sendo assim ações educativas participativas que promovam o conhecimento sobre esses animais são fundamentais, na qual devem ser incentivadas visando elucidar a aversão, o medo e a desinformação sobre sapos e cobras.
Palavras-chave: Biologia
Amazônia
Conservação
Meio ambient
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: ARAGÃO, Francisca Juçara Cavalcante de. A educação ambiental aplicada ao ensino de sapos e cobras na região Amazônica. 2021. 34 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/670
Data do documento: 6-Abr-2021
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Educação ambiental aplicada ao ensino de sapos e cobras na região Amazônica_Aragão_2021.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.