Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/668
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos
Autor(es): Rolleri, Maria Isabel Menezes
Primeiro Orientador: Oliveira, Andréia Pinto de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Andréia Pinto de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, José Ribamar Silva de
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Heliamara Paixão de
Resumo: O seguinte trabalho de conclusão de curso visa mostrar a importância de se buscar novas estratégias de ensino para o ramo da matemática, de modo a mostrar a relevância de cada conteúdo no nosso cotidiano, onde a matemática sempre está presente. Basta apenas analisar nosso entorno para identificar. Vamos utilizar o tema “Desigualdade de moradias como estratégia de ensino da matemática”, focando no conteúdo de sólidos geométricos, inseridos no ramo da geometria. A pesquisa busca mostrar como a matemática está presente nas moradias existentes no nosso país. Para complementar a pesquisa, nos baseamos na ideia de Reuven Feuerstein com sua Teoria da Experiencia de Aprendizagem Mediada. Aplicamos também um projetorelacionado ao tema da nossa pesquisa com alunos da categoria EJA (Educação de Jovens e Adultos) em uma escola estadual no município de Itacoatiara, interior do Amazonas.
Abstract: The following course completion work aims to show the importance of seeking new teaching strategies for the field of mathematics, in order to show the relevance of each content in our daily lives, where mathematics is always present, it is only necessary to analyze our surroundings to identify. We will use the theme "Inequality of housing as a strategy for teaching mathematics", focusing on the content of geometric solids inserted in the branch of geometry, the research seeks to show how mathematics is present in existing houses in our country. To complement the research, we based on the idea of Reuven Feuerstein with his Theory of Mediated Learning Experience, we also applied a project related to the theme of our research with students in the EJA category (Youth and adult education) in a state school in the city of Itacoatiara, interior of the Amazon.
Palavras-chave: Matemática - ensino
Desigualdade
Moradias - Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: ROLLERI, Maria Isabel Menezes. Desigualdade de moradias e o ensino da matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultos. 2021. 62 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/668
Data do documento: 7-Abr-2021
Aparece nas coleções:Monografia_Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desigualdade de moradias e o ensino de matemática: uma estratégia para o ensino de jovens e adultosMonografia_Licenciatura em Matemática_IFAM-Campus Manaus Centro3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.