Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aquino, Soraya Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477pt_BR
dc.contributor.referee1Aquino, Soraya Farias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477pt_BR
dc.contributor.referee2Ferracioli, Laércio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7380100778286872pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, José Galúcio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0500936753469199pt_BR
dc.creatorNeves, Glauber Siqueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6699444658998102pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-11T20:12:06Z-
dc.date.available2021-11-11-
dc.date.available2021-11-11T20:12:06Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationNEVES, Glauber Siqueira. Instalações elétricas: uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no 3º ano de ensino médio. 130 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/642-
dc.description.abstractIn this paper we present a didactic sequence, aiming to teach Electrodynamic concepts to third year high school students, and in particular, those related to the electrical circuits of a residential electrical installation. The activities developed were based on Vygotsky's Socio-Historical theory and the product consists of a guide for the teacher, in which he will find not only the activities of the didactic sequence that we propose for the learning of these concepts, laws and properties, but also suggestions on how to organize classroom activities and how to act as a mediator during such activities. In addition, a model of a residential electrical installation built by the students with the guidance of the teacher with leftover materials is used, used as a facilitating pedagogical tool in the internalization of the concepts. As a data collection mechanism, a Pre and Post Test were used, containing 06 questions each. A qualitative analysis was carried out from the answers to the test questions, generating a test score to assess the individual performance of the students in the class. The proposed resources used contributed to the students' motivation and the promotion of learning some concepts of electrodynamics for the group of students of this State School.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma sequência didática, com o objetivo de ensinar conceitos de Eletrodinâmica para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, e em especial, aqueles relacionados aos circuitos elétricos de uma instalação elétrica residencial, buscando dar sentido e tornar mais significativo o ensino de Física. As atividades desenvolvidas tiveram como base a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky e o produto consiste em um guia de orientação para o docente, no qual ele irá encontrar não apenas as atividades da sequência didática que propomos para a aprendizagem desses conceitos, leis e propriedades, mas também sugestões de como organizar as atividades em sala de aula e de como proceder como mediador durante a realização de tais atividades. Além disso, é utilizada uma maquete de uma instalação elétrica residencial construída pelos alunos com orientação do professor com sobra de materiais, usada como ferramenta pedagógica facilitadora na internalização dos conceitos. Como mecanismo de coleta de dados foram utilizados um Pré e um Pós Teste contendo 06 questões cada. Foi realizada uma análise qualitativa a partir das respostas às questões dos testes, gerando-se uma pontuação por teste para avaliar o desempenho individual dos alunos da turma. Os recursos utilizados propostos contribuíram para a motivação dos alunos e a promoção da aprendizagem de alguns conceitos da eletrodinâmica para o grupo de alunos desta Escola Estadual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2021-11-11T20:12:06Z No. of bitstreams: 1 Dissetação Glauber (2) definitiva.pdf: 5053141 bytes, checksum: b0048d455f3112383f9eb72f5db91418 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-11T20:12:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissetação Glauber (2) definitiva.pdf: 5053141 bytes, checksum: b0048d455f3112383f9eb72f5db91418 (MD5) Previous issue date: 2019-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEletrodinâmicapt_BR
dc.subjectCorrente elétricapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleInstalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médioDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro4,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.