Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/62
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas
Autor(es): Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
Primeiro Orientador: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Maria Astrid Liberato
metadata.dc.contributor.referee3: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Resumo: O ensino de botânica se constitui em ferramenta fundamental, no sentido de fortalecer a conscientização do uso, manejo e conservação ambiental. O desenvolvimento de atividades de ensino nos Espaços Não Formais (ENFs) amazônicos pode propiciar processos de aprendizado significativos para o ensino de botânica, valorizando a biodiversidade de plantas regionais e consequentemente contribuindo para a formação de uma concepção ambiental. A pesquisa neste capítulo objetivou diagnosticar por meio do PPC, questionário ao docente e discente, a percepção da relação botânica e meio ambiente na construção da concepção ambiental. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas/IFAM por meio de entrevistas com 49 alunos do 2º, 6º e 8º períodos das disciplinas de Morfologia dos Vegetais Superiores e Fisiologia dos Vegetais Superiores, e com 04 professores, público alvo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, verificando a concepção botânica e ambiental, bem como as metodologias utilizadas pelos professores para o ensino de botânica. Posteriormente, realizou-se uma intervenção através de atividade desenvolvida nos ENFs. A pesquisa indicou que os conhecimentos botânicos desenvolvidos em ENFs, estimulam a aprendizagem de maneira diferenciada da tradicional, desmistificando a botânica como de difícil compreensão, além de despertar a concepção ambiental como instrumento para a manutenção do ambiente equilibrado.
Abstract: The teaching of botany is a fundamental tool to strengthen awareness of the use, management and conservation. The development of teaching activities in Spaces Non-Formal (ENFs) Amazon can provide significant learning processes for teaching botany, valuing biodiversity of regional plants and thus contributing to the formation of an environmental design. The research in this chapter aimed to diagnose through PPC, questionnaire to teachers and students, the perception of botanical relationship and environment in the construction of environmental design. The study was conducted at the Federal Institute of Education Science and Technology of the Amazon / IFAM through interviews with 49 students from the 2nd, 6th and 8th periods of Morphology disciplines of Superior Plant and Superior Plant Physiology, and 04 teachers, target the course of Biological Sciences Degree, checking botany and environmental design and the methods used by teachers for teaching botany. Later, there was an intervention by activity developed in ENFs. Research has indicated that the botanical knowledge developed in ENFs stimulate learning differently in the traditional way, demystifying the botany as difficult to understand as well as raise environmental design as a tool for maintaining balanced environment.
Palavras-chave: Botânica
Concepção ambiental
Ensino
Diagnóstico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/62
Data do documento: 3-Dez-2015
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de botânica um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciandos de ciências biológicas.pdfDissertação - Principal6,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.