Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Queiroz Neto, José Pinheiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8055796489225138pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz Neto, José Pinheiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8055796489225138pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Cássia Maria Bezerra do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645346199787535pt_BR
dc.creatorFrança, Analucia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2330294870482529pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-22T13:35:12Z-
dc.date.available2021-10-22-
dc.date.available2021-10-22T13:35:12Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationFRANÇA, Analucia da Silva. Sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na educação profissional e tecnológica de nível médio. 2021. 111 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/611-
dc.description.abstractThe difficulty in producing the textual genre scientific technical report is common among students. However, just few studies are dedicated to this problem. This research aims to analyze the contributions of the development of a didactic sequence to assist in the production of the textual genre scientific technical report in the Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio – EPTMN. This is a field research of qualitative approach that was developed with concluding students of integrated technical high school and teachers of the Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Presidente Figueiredo Campus. As instruments of data collection we used questionnaires with open and closed questions and reports from the research group on social media. The closed questions in the questionnaires, although quantitative, were analyzed qualitatively. The open-ended questions and reports from the WhatsApp Research Group (GPW) were analyzed using Bardin's (2016) Content Analysis technique. Workshops were conducted, using a didactic sequence, based on the model proposed by Dolz and collaborators (2004), with adaptations, to guide students regarding the production of the textual genre scientific technical report and evaluate the contributions of a specific didactic sequence for this textual genre, that was subsequently improved and transformed into an educational product. The results of this research showed that the main contributions of the development of a didactic sequence to assist in the production of the textual genre scientific technical report in EPTMN is in familiarizing students with this textual genre; to deep and expand their knowledge about this textual genre and its production; and offer a set of ordered activities with suggestions for materials that will guide and facilitate the production of this textual genre. As an outcome of this research, we present the educational product "didactic sequence to assist in the production of the textual genre scientific technical report".pt_BR
dc.description.resumoA dificuldade em produzir o gênero textual relatório técnico científico é frequente entre os alunos, entretanto, poucos estudos são dedicados a essa problemática. Essa pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da elaboração de uma sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio – EPTMN. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa que foi desenvolvida com alunos concludentes do ensino médio técnico integrado e professores orientadores do Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Campus Presidente Figueiredo. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos questionários com questões abertas e fechadas e relatos do grupo de pesquisa em rede social. As questões fechadas dos questionários, embora quantitativas, foram analisadas de forma qualitativa. Já as questões abertas e relatos do Grupo de Pesquisa WhatsApp (GPW) foram analisados usando a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Foram realizadas oficinas, utilizando uma sequência didática, baseada no modelo proposto por Dolz e colaboradores (2004), com adaptações, para orientar os discentes quanto à produção do gênero textual relatório técnico científico e avaliar as contribuições de uma sequência didática específica para esse gênero textual, que posteriormente foi aperfeiçoada e transformada em produto educacional. Os resultados desta pesquisa mostraram que as principais contribuições da elaboração de uma sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na EPTMN estão em familiarizar o aluno com esse gênero textual; aprofundar e expandir o seu conhecimento a respeito desse gênero textual e sua produção; oferecer um conjunto de atividades ordenadas com sugestões de materiais que irão direcionar e facilitar a produção desse gênero textual. Como desdobramento desta pesquisa, apresento o produto educacional “Sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico”pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2021-10-22T13:35:12Z No. of bitstreams: 1 1._Dissertao_PROFEPT_ANALUCIA_DA_SILVA_FRANA (2).pdf: 2261765 bytes, checksum: 29c5fb0d2b2c0cebbdebeb600a3deda8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-22T13:35:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1._Dissertao_PROFEPT_ANALUCIA_DA_SILVA_FRANA (2).pdf: 2261765 bytes, checksum: 29c5fb0d2b2c0cebbdebeb600a3deda8 (MD5) Previous issue date: 2021-07-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleSequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na educação profissional e tecnológica de nível médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.