Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/60
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cabral Neto, João dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599pt_BR
dc.contributor.referee1Cabral Neto, João dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee3Terán, Augusto Fachín-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.creatorSouza, Pricila Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5551910874709043pt_BR
dc.date.accessioned2018-05-21T18:14:37Z-
dc.date.available2018-04-30-
dc.date.available2018-05-21T18:14:37Z-
dc.date.issued2016-03-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/60-
dc.description.abstractThe planning and development of teaching practice have significant impact on student learning. This paper explores this impact through a didactic proposal for students of middle level technical courses in electrical circuits teaching. The proposal is structured with nine teaching plans and learning, shared through a series of nine videos, based on Meaningful Learning Theory of David Ausubel and Constructive Alignment teaching model of John Biggs. The strategic action research guided the investigation. For the suitability of the material presented to students in elaborate plans were considered its profile and cognitive structure. To collect research data were made audio recordings of the main stages, logbooks, photographs, experimental activities, interviews, previous conceptual maps and final, as well as the evaluation of the tasks performed at the end of each class. Evidence presented during the application of didactic proposal allow to say that aspects: contextualization of learning, motivation, student monitoring and a new look of the teacher in front of his practice; contribute to the promotion of meaningful learning of students.pt_BR
dc.description.resumoO planejamento e desenvolvimento da prática docente têm impacto importante no aprendizado dos alunos. Esta dissertação explora este impacto por meio de uma proposta didática para alunos de cursos técnicos de nível médio no ensino de circuitos elétricos. A proposta é estruturada com nove planos de ensino e aprendizagem, compartilhados por meio de uma série de nove vídeos, fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e no modelo de ensino Alinhamento Construtivo de John Biggs. A pesquisa-ação estratégica norteou a investigação. Para a adequação do material apresentado aos alunos nos planos elaborados, foram considerados seu perfil e sua estrutura cognitiva. Para coleta de dados da pesquisa foram feitas gravações em áudio das principais etapas, diários de bordo, fotografias, atividades experimentais, entrevistas, mapas conceituais prévios e finais, assim como as tarefas de avaliação executadas a cada final de aula. As evidências apresentadas durante a aplicação da proposta didática permitem dizer que os aspectos: contextualização da aprendizagem, motivação, acompanhamento dos alunos e um novo olhar do docente diante de sua prática, contribuem para a promoção de aprendizagens significativas dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Layde Queiroz (layde.queiroz@ifam.edu.br) on 2018-05-21T18:14:37Z No. of bitstreams: 1 Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricos.pdf: 2733244 bytes, checksum: 8ce0625b5791178c64cb9ccf90bcb2ef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-21T18:14:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricos.pdf: 2733244 bytes, checksum: 8ce0625b5791178c64cb9ccf90bcb2ef (MD5) Previous issue date: 2016-03-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAlinhamento construtivopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleAprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo uma proposta para o ensino de circuitos elétricos.pdfDissertação - Principal2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.