Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/603
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do PROEJA-CMC: um olhar sobre o processo formativo do professor
metadata.dc.creator: Oliveira, Erismar Nunes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
metadata.dc.contributor.referee1: Pacheco , Maria Lucia Tinoco
metadata.dc.contributor.referee2: Ponciano, Nilton Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Rodrigues, Ana Maria de Lucena
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre formação de professores no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Formulou-se como objetivo geral – Compreender a formação do professor do curso de Mecânica, na modalidade EJA, considerando o cotidiano da sala de aula e sua história de vida, tendo como lócus da pesquisa o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro. De forma mais específica, respondeu-se aos seguintes questionamentos que contribuíram para traçar o caminho percorrido: 1) Considerando o PROEJA como uma proposta para o mundo do trabalho, sem excluir a ideia do crítico, quais as especificidades do trabalho docente nessa modalidade de ensino? 2) Que olhar o educador que trabalha no curso de Mecânica tem sobre sua trajetória formativa, considerando sua história de vida? 3) Quais desafios o PROEJA tem enfrentado, no cenário, em que se construiu enquanto programa e que ainda se faz presente no curso de Mecânica? Propôs-se para a concretização deste estudo, a realização de uma pesquisa qualitativa na perspectiva do estudo de caso do tipo etnográfica. Para a recolha de dados, três mecanismos foram utilizados: o diário de bordo, entrevistas narrativas e observações em sala de aula. O referencial teóricometodológico utilizado dá sustentação aos temas da docência, formação e docência para a EJA e formação de professores para a Educação Profissional. Ficou evidenciado, a partir do estudo, que a formação dos professores não se constrói apenas com os pressupostos teóricos adquiridos na formação inicial, mas também por meio da prática com a prática em diálogo com os conhecimentos epistemológicos como fonte de outros saberes.
Abstract: This work presents a research on teacher training under the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education, in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA). It was formulated as a general objective - To understand the formation of the teacher of the Mechanics course, in the EJA modality, considering the daily life of the classroom and its life history, having as its locus of research the Federal Institute of Amazonas - IFAM -Campus / Manaus /Center. In a more specific way, the following questions were answered that contributed to trace the path taken: 1) Considering PROEJA as a proposal for the world of work, without excluding the critic's idea, what are the specificities of teaching work in this teaching modality? 2) What look does the educator who works in the Mechanics course have on his formative trajectory, considering his life story? 3) What challenges has PROEJA faced, in the scenario, in which it was built as a program and which is still present in the Mechanics course? It was proposed to carry out this study, the realization of a qualitative research in the perspective of the case study of the ethnographic type. For data collection, three mechanisms were used: the logbook, narrative interviews and classroom observations. The theoretical-methodological framework used supports the themes of teaching, training and teaching for EJA and teacher training for Professional Education. It became evident, from the study, that the training of teachers is not only built with the theoretical assumptions acquired in the initial training, but also through practice with practice in dialogue with epistemological knowledge as a source of other knowledge.
Keywords: Ensino tecnológico
Formação de professores
PROEJA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citation: OLIVEIRA, Erismar Nunes de. Fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do PROEJA-CMC: um olhar sobre o processo formativo do professo. 213 f. 2021. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2021
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/603
Issue Date: 4-Feb-2021
Appears in Collections:MPET-Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do PROEJA-CMC: um olhar sobre o processo formativo do professor_Oliveira-2021.pdfDissertação -PPGET-IFAM Campus Manaus Centro2,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.