Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Queiroga, Alberto Luiz Fernandes-
dc.contributor.referee1Queiroga, Alberto Luiz Fernandes-
dc.contributor.referee2Gama, Marcelo Martins da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2955108730907462pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Carlos Alberto Mendes-
dc.creatorMatsushita, Rodrigo Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-10-21T13:18:11Z-
dc.date.available2021-10-21-
dc.date.available2021-10-21T13:18:11Z-
dc.date.issued2018-06-19-
dc.identifier.citationMATSUSHITA, Rodrigo Ribeiro. Makerspace: uma alternativa dinâmica para o desenvolvimento de projetos. 2018. 61 f. Monografia. (Graduação em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/599-
dc.description.abstractNowadays, in the mechanical engineering course of the IFAM, there are conflicts around the teaching-learning processes, which are based on theoretical content and embedded laboratory practices, misaligned with contemporary accessible technologies. This condition is a factor impeding the intellectual development of teaching and extension institutions. In view of this problem, the opportunity arises to study the makerspaces, seeking to understand their characteristics and advantages of application to teaching. This work will present concepts of the maker culture and the makerspaces, also showing the period that preceded the emergence of this movement and the philosophies on which these concepts are based. Makerspaces are digital manufacturing labs that have a variety of equipment to support students who want to develop some academic activity. These devices offer students an extensive range of application possibilities. A comparison will be made of digital manufacturing, custom production, versus traditional manufacturing, production in large quantities, illustrating the advantages and disadvantages of each manufacturing model. Finally, the possible applications of the makerspace in education and the methodologies and concepts of education that are derived from the principles of the movement maker will be exposed. All that was exposed was developed based on bibliographical revisions, where the results found allow to apply these concepts to our reality and serve as a model for further studies on the subject. This work is relevant because it seeks an integration between theoretical and practical activities, making learning more effective and generating professionals more prepared for the job market.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, no curso de engenharia mecânica do IFAM, existem conflitos em torno dos processos de ensino-aprendizagem, os quais são pautados em conteúdo teórico e práticas laboratoriais engessadas, desalinhadas com as tecnologias contemporâneas acessíveis. Tal condição consiste num fator de impedimento ao desenvolvimento intelectual das instituições de ensino e extensão. Tendo em vista essa problemática, surge a oportunidade de estudarmos os makerspaces, buscando entender suas características e vantagens de aplicação ao ensino. Este trabalho irá apresentar conceitos da cultura maker e dos makerspaces, mostrando também o período que antecedeu o surgimento deste movimento e as filosofias nas quais se baseiam estes conceitos. Os Makerspaces são laboratórios de fabricação digital que possuem diversos equipamentos para oferecer suporte aos alunos que queiram desenvolver alguma atividade acadêmica. Estes equipamentos oferecem aos alunos uma extensa gama de possibilidades de aplicações. Será feito um comparativo da fabricação digital, produção personalizada, frente à fabricação tradicional, produção em grandes quantidades, ilustrando as vantagens e desvantagens de cada modelo de fabricação. Para finalizar, serão expostas as possíveis aplicações do makerspace na educação e as metodologias e conceitos de educação que são derivados dos princípios do movimento maker. Tudo o que foi exposto foi desenvolvido com base em revisões bibliográficas, onde os resultados encontrados permitam aplicar estes conceitos à nossa realidade e sirvam de modelo para novos estudos mais aprofundados sobre o assunto. Este trabalho se faz relevante pelo fato de buscar uma integração entre as atividades teóricas e prática, tornando o aprendizado mais efetivo e gerando profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2021-10-21T13:18:11Z No. of bitstreams: 1 TCC_Rodrigo Matsushita.pdf: 2027923 bytes, checksum: 7a9394582025085f6271f6d201acd15e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-21T13:18:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Rodrigo Matsushita.pdf: 2027923 bytes, checksum: 7a9394582025085f6271f6d201acd15e (MD5) Previous issue date: 2018-06-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia Mecânicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMakerspacept_BR
dc.subjectMovimento makerpt_BR
dc.subjectDIYpt_BR
dc.subjectOpen designpt_BR
dc.subjectImpressora 3Dpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleMakerspace: uma alternativa dinâmica para o desenvolvimento de projetospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Makerspace: uma alternativa dinâmica para o desenvolvimento de projetosMonografia_ Eng Mecânica - IFAM Campus Manaus Centro1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.