Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/587
Tipo: Dissertação
Título: Uma sequência didática com o ensino híbrido no estudo de conteúdos da cinemática
Autor(es): Simões, Marco Aurélio Ferreira
Primeiro Orientador: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Ricardo de Sousa
metadata.dc.contributor.referee3: Braga, Marcel Bruno Pereira
Resumo: Neste trabalho propomos o planejamento e a implementação de uma sequência didática com o Ensino Híbrido no estudo de conteúdos da Cinemática, especificamente os conteúdos referentes aos conceitos de velocidade relativa, encontro e ultrapassagens do movimento retilíneo uniforme, considerando alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública no município de Manaus. A ideia é engajarmos os alunos no desenvolvimento de um artefato cuja temática envolve esses conceitos. Neste caso, os alunos deverão empregar a aprendizagem de conteúdos sobre movimentos para responder as demandas do projeto. Deverão efetuar pesquisas na internet, sobre escalas e montagem de maquete, a fim de ser aplicado na fase de confecção do trabalho. Fazer uso de dois carros em miniatura para explicar o MRU, os movimentos progressivo e retrógrado, encontros e ultrapassagens. Os alunos deverão elaborar uma apresentação em forma vídeo para expor o processo de criação e os conceitos que podem ser visualizados, desde o conceito de referencial, até os de velocidade relativa e encontros e ultrapassagens.
Abstract: In this work we propose the planning and implementation of a didactic sequence with the blended learning in the study of kinematics content, specifically the contents referring to the concepts of relative velocity, encounter and overruns of uniform and uniformly varied rectilinear motions, considering first-year students of a public high school in the city of Manaus. The idea is to engage students in the development of an artifact whose theme involves these concepts. In this case, students should employ the learning of content about movements to respond to the demands of the project. They should research the internet, on scales and model Assembly, in order to apply it in the execution stage of the project. Make use of a miniature cars to demonstrate uniform rectilinear motion. Students should develop a presentation in the form of a video to expose the creation process and the concepts that can be visualized, from the concept of frame of reference, to those of relative velocity and encounters and overruns.
Palavras-chave: Ensino de Física
Cinemática
Ensino híbrido
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: SIMÕES, Marco Aurélio Ferreira. Uma sequência didática com o ensino híbrido no estudo de conteúdos da cinemática. 116 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/587
Data do documento: 23-Set-2019
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma sequência didática com o ensino híbrido no estudo de conteúdos da cinemáticaDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro4,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.