Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/587
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma sequência didática com o ensino híbrido no estudo de conteúdos da cinemática
metadata.dc.creator: Simões, Marco Aurélio Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Ricardo de Sousa
metadata.dc.contributor.referee3: Braga, Marcel Bruno Pereira
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho propomos o planejamento e a implementação de uma sequência didática com o Ensino Híbrido no estudo de conteúdos da Cinemática, especificamente os conteúdos referentes aos conceitos de velocidade relativa, encontro e ultrapassagens do movimento retilíneo uniforme, considerando alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública no município de Manaus. A ideia é engajarmos os alunos no desenvolvimento de um artefato cuja temática envolve esses conceitos. Neste caso, os alunos deverão empregar a aprendizagem de conteúdos sobre movimentos para responder as demandas do projeto. Deverão efetuar pesquisas na internet, sobre escalas e montagem de maquete, a fim de ser aplicado na fase de confecção do trabalho. Fazer uso de dois carros em miniatura para explicar o MRU, os movimentos progressivo e retrógrado, encontros e ultrapassagens. Os alunos deverão elaborar uma apresentação em forma vídeo para expor o processo de criação e os conceitos que podem ser visualizados, desde o conceito de referencial, até os de velocidade relativa e encontros e ultrapassagens.
Abstract: In this work we propose the planning and implementation of a didactic sequence with the blended learning in the study of kinematics content, specifically the contents referring to the concepts of relative velocity, encounter and overruns of uniform and uniformly varied rectilinear motions, considering first-year students of a public high school in the city of Manaus. The idea is to engage students in the development of an artifact whose theme involves these concepts. In this case, students should employ the learning of content about movements to respond to the demands of the project. They should research the internet, on scales and model Assembly, in order to apply it in the execution stage of the project. Make use of a miniature cars to demonstrate uniform rectilinear motion. Students should develop a presentation in the form of a video to expose the creation process and the concepts that can be visualized, from the concept of frame of reference, to those of relative velocity and encounters and overruns.
Keywords: Ensino de Física
Cinemática
Ensino híbrido
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: SIMÕES, Marco Aurélio Ferreira. Uma sequência didática com o ensino híbrido no estudo de conteúdos da cinemática. 116 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/587
Issue Date: 23-Sep-2019
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma sequência didática com o ensino híbrido no estudo de conteúdos da cinemáticaDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro4,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.