Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/579
Tipo: Dissertação
Título: Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs
Autor(es): Yamashita, Fábio Kazuyuki de Souza
Primeiro Orientador: Sousa, José Ricardo de
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, José Ricardo de
metadata.dc.contributor.referee2: Carara, Sabrina Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Anglada-Rivera, José
Resumo: A Teoria da Relatividade Especial (TRR) de Albert Einstein revolucionou a forma como entendíamos conceitos por muito tempo considerados absolutos como espaço e o tempo. Com definições consideravelmente contra intuitivas, a TRR se tornou um dos pilares da Física Moderna Contemporânea (FMC) e proporcionou uma gama de tecnologias que se fazem presentes hoje em nosso cotidiano. Tendo em vista a importância desses conhecimentos na formação de cidadãos críticos capazes de compreender e associar informações relacionados a FMC, esse trabalho tem como objetivo propor e aplicar, em duas turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual, uma sequência didática para o ensino da cinemática relativística. Essa sequência didática foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel associada a tecnologias de informação e comunicação (TIC). A aprendizagem foi avaliada por meio de avaliações formativas que ocorreram durante as aulas e uma avaliação somativa que ocorreu no início e termino da aplicação da sequência didática. A proposta possibilitou a discussão e a compreensão de conhecimentos acerca do tema abordado e através dos testes avaliativos aplicados aos alunos, demonstrou ser eficaz e aplicável em qualquer escola com pouco recurso tecnológico. Palavras-
Abstract: Albert Einstein's Theory of Special Relativity (TRR) revolutionized the way we understood concepts for a long time considered absolute as space and time. With considerably counter intuitive definitions, TRR has become one of the pillars of Modern Contemporary Physics (FMC) and has provided a range of technologies that are present today in our daily lives. In view of the importance of this knowledge in the formation of critical citizens capable of understanding and associating information related to FMC, this work aims to propose a didactic sequence that, based on David Ausubel Theory of Meaningful Learning and the use of information and communication technologies (ICT), enables the teacher to debate and develop knowledge about relativistic kinematics with his high school students.
Palavras-chave: Física - ensino
Cinemática
Aprendizagem significativa
Tecnologias de informação e comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: YAMASHITA, Fábio Kazuyuki de Souza. Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TIC's. 69 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/579
Data do documento: 21-Dez-2020
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sequência didática para o ensino da cinemática relativística por meio das TICs_Fábio Kazuyuki de Souza Yamashita_2020Dissertação_MNPEF_IFAM Campus Manaus Centro2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.