Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/568
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Santos, Ivan Viana dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Aquino, Soraya Farias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Aquino, Soraya Farias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paulo, Iramaia Jorge Cabral de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cabral Neto, João dos Santos |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho apresenta o relato do desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática para o estudo do som no 9° ano do Ensino Fundamental. Para desencadear a sequência didática foi formulada uma situação-problema, a partir da ideia de que o som, em alguns momentos, pode provocar a poluição sonora, gerando uma situação conflitante na realidade experiencial dos alunos. Quando pensamos no som, concluímos que de fato, estamos imersos em um mundo de ondas sonoras e isso pode gerar inúmeras questões. Por meio dessa situação-problema os alunos foram instigados a investigar este tema escolhido, no sentido de conhecer o impacto causado pelo som em nossas vidas e de avaliar os riscos que algumas fontes sonoras podem acarretar à nossa saúde e à vida de outros seres vivos. Para aplicação da sequência didática foram desenvolvidas três ações principais: 1) apresentação da situação-problema aos alunos; 2) Investigação e generalização das conclusões tiradas das fontes de pesquisa; 3) apresentação dos relatos de pesquisa. Durante a execução dessas tarefas os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver competências e habilidades importantes para o entendimento do processo de construção da ciência e para a aprendizagem de conceitos físicos, entre as quais destacamos o trabalho em equipe, a habilidade de reconhecer fontes de informação relevantes para a investigação de um problema, a capacidade de mobilizar recursos e pessoas e de ouvir e dar opiniões. Os resultados deste trabalho possibilitaram aprimorar a sequência didática desenvolvida que é reapresentada no Apêndice na forma de um produto educacional para auxiliar professores de ciências do Ensino Fundamental na abordagem do conceito de som para seus alunos. |
Abstract: | This paper presents the report of development and application of a didactic sequence for study of sound in a 9th grade class in a elementary school. To trigger the didactic sequence, a problem-situation was formulated based on the idea that sound can sometimes cause noise pollution, generating a conflicting situation in students' experiential reality. When we think of sound, we conclude that we are, in fact, immersed in a world of sound waves what can raise countless questions. Through this problem situation the students were encouraged to investigate this chosen theme in order to know the impact caused by sound on our lives and to evaluate the risks that some sound sources may cause to our health and the life of other living beings. To apply the didactic sequence, three main actions were developed: 1) A presentation of the problem-situation to the students, 2) Investigation and generalization of conclusions drawn from research sources, and 3) An oral presentation of research reports. During the execution of these tasks, students had the opportunity to develop important competences and skills for understanding the process of science construction and for learning physical concepts, among which we highlight teamwork, the ability to recognize sources of information. relevant to the investigation of a problem, the ability to mobilize resources and people and to listen and give opinions. The results of this work made it possible to improve the developed didactic sequence that is presented in the Appendix in the form of an educational product to assist elementary schools science teachers in approaching the concept of sound to their students. |
Keywords: | Física Ensino de Ciências Sequência didática Estudo do som |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) |
Citation: | SANTOS, Ivan Viana dos. Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental. 79 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/568 |
Issue Date: | 14-Feb-2021 |
Appears in Collections: | MNPEF - Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental | Dissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 2,19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.