Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/564
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação ambiental na Amazônia: uma experiência interdisciplinar |
Autor(es): | Ribeiro, Cilene Maria Melado Alvim |
Primeiro Orientador: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gonzaga, Amarildo Menezes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Liberato, Maria Astrid Rocha |
Resumo: | Essa pesquisa proporcionou, por meio de um projeto de extensão, atividades interdisciplinares envolvendo a Educação Ambiental e a Educação Física em espaços não formais amazônicos. Participaram 45 discentes do ensino médio de duas escolas da cidade de Manaus, sendo uma pública estadual e outra federal, com todos os participantes do projeto intitulado “Educação Ambiental: conscientização através de práticas de atividades físicas” do IFAM - Campus Manaus Centro. A pesquisa ação foi dividida em três etapas: 1) a) seleção dos participantes da pesquisa e coleta de informações sobre os locais onde a pesquisa foi realizada; b) aplicação diagnóstica para coleta dos conhecimentos iniciais dos estudantes por meio do questionário em espaço formal; c) aula expositiva dialogada, planejada com base nos conhecimentos iniciais verificados por meio do questionário diagnóstico; d) visita em um espaço não formal amazônico Soka Amazônia, e e) a oficina de projetos ambientais para verificação da aprendizagem final dos estudantes. 2) a) Análise dos dados coletados: diário de campo, questionários, desenhos, projetos elaborados na oficina; foram explorados por meio de critérios de análise (análise categórica) e por rubricas, na sequência, tratamos os resultados obtidos que possibilitou a criação de tabelas, quadros, gráficos. 3) a) Elaboração do produto educacional: um guia didático acompanhado de um vídeo destacando os ambientes da reserva onde podem ser desenvolvidas atividades de ensino no contexto da Amazônia, servindo de subsídio para estudantes e professores. Os espaços não formais utilizados na perspectiva do ensino ampliam o conhecimento regional amazônico ofertado pelo contato direto com esses ecossistemas e as atividades físicas ao serem realizadas nos ambientes naturais, despertam benefícios nos âmbitos fisiológicos, cognitivos, de aprendizagem e na formação integral dos discentes. |
Abstract: | This research provided, through an extension project, interdisciplinary activities involving Environmental Education and Physical Education in non-formal Amazonian spaces. 45 high school students from two schools in the city of Manaus participated, one state public and the other federal, with all participants in the project entitled "Environmental Education: awareness through physical activity practices" at IFAM - Campus Manaus Centro. The action research was divided into three stages: 1) a) selection of research participants and collection of information about the places where the research was carried out; b) diagnostic application to collect the students' initial knowledge through the questionnaire in a formal space; c) expository dialogue, planned based on the initial knowledge verified through the diagnostic questionnaire; d) visit in a non-formal Amazonian Soka Amazon space, and e) the environmental projects workshop to verify the students' final learning. 2) a) Analysis of the data collected: field diary, questionnaires, drawings, projects elaborated in the workshop; were explored by means of analysis criteria (categorical analysis) and by rubrics, in the sequence, we treat the results obtained that allowed the creation of tables, charts, graphs. 3) a) Elaboration of the educational product: a didactic guide accompanied by a video highlighting the reserve environments where teaching activities can be developed in the context of the Amazon, serving as a subsidy for students and teachers. The non-formal spaces used in the perspective of teaching expand the regional Amazonian knowledge offered by direct contact with these ecosystems and physical activities when carried out in natural environments, arouse benefits in the physiological, cognitive, learning and integral training of students. |
Palavras-chave: | Ensino tecnológico Espaços não formais Projetos pedagógicos Educação física |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) |
Citação: | RIBEIRO, Cilene Maria Melado Alvim. Educação ambiental na Amazônia: uma experiência interdisciplinar. 123 f. 2020. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/564 |
Data do documento: | 10-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | MPET-Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação ambiental na Amazônia: uma experiência interdisciplinar_Ribeiro-2020.pdf | Dissertação -PPGET-IFAM Campus Manaus Centro | 2,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.