Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/555
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização do gás natural veicular no Brasil
Autor(es): Silva, Wallace Pereira da
Primeiro Orientador: Costa, José Francisco de Caldas
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, José Francisco de Caldas
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Placido Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Chagas, Sidney Assis
Resumo: Atualmente diversos fatores estimulam a busca por uma alternativa de combustível para veículos automotores. Uma possível escassez de Petróleo ao longo dos anos devido a demanda de combustíveis gerada pelo aumento constante da frota de veículos nas ruas, o aumento no valor dos combustíveis que tem sido constante nos últimos meses e a preocupação com a emissão de poluentes no meio ambiente, são aspectos importantes que nos levam a busca por medidas que possam minimizar esses fatores. Neste cenário surgiu o gás natural veicular como uma alternativa eficaz para reduzir a dependência do Petróleo, além de ser uma fonte menos agressiva ao meio ambiente. Portanto, o presente trabalho possui como objetivo principal investigar quais são as possíveis utilizações do gás natural veicular e suas vantagens para o Brasil. E como objetivos específicos: mostrar se o uso de GNV revela uma tendência de crescimento econômico para o Brasil; relatar as vantagens ambientais do uso do GNV; analisar a experiência do Brasil no mercado de GNV. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em uma pesquisa bibliográfica, que utiliza como base a obra de outros autores sobre o mesmo tema, utilizando as seguintes bases de dados: repositório Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico e o site de periódicos CAPES. De acordo com os resultados obtidos ao longo da pesquisa, foi observado que a conversão dos veículos para motor movido a GNV aumenta a vida útil do motor, por ser um combustível limpo e seco devido possuir uma queima mais completa do que os outros combustíveis. Sendo mais seguro, mais limpo e menos tóxico, quando comparado com os outros, produzindo uma queima mais limpa e uniforme, portanto, é considerado de pouco impacto sobre o meio ambiente.
Abstract: Currently, several factors stimulate the search for an alternative fuel for motor vehicles. A possible scarcity of oil over the years due to the demand for fuels generated by the constant increase of the vehicle fleet on the streets, the increase in the value of fuels that has been constant in recent months and the concern with the emission of pollutants in the environment, they are important aspects that lead us to search for measures that can minimize these factors. In this scenario, vehicular natural gas emerged as an effective alternative to reduce dependence on oil, in addition to being a less aggressive source to the environment. Therefore, the present work has as main objective to investigate which are the possible uses of vehicular natural gas and its advantages for Brazil. And as specific objectives: to show whether the use of CNG reveals a trend of economic growth for Brazil; report the environmental advantages of using GNV; analyze Brazil's experience in the GNV market. The methodology used in this research consists of a bibliographic search, which uses as a base the work of other authors on the same theme, using the following databases: Scientific Electronic Library Online repository (Scielo), Google Scholar and the website of CAPES journals. According to the results obtained during the research, it was observed that the conversion of vehicles to a CNG-powered engine increases the engine's useful life, as it is a clean and dry fuel due to its more complete burning than other fuels. Being safer, cleaner and less toxic, when compared to others, producing a cleaner and more uniform burning, therefore, it is considered to have little impact on the environment.
Palavras-chave: Engenharia mecânica
Gás natural
Impacto ambiental
Economia
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SILVA, Wallace Pereira da. Utilização do gás natural veicular no Brasil. 2021. 54 f. Monografia. (Graduação em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/555
Data do documento: 21-Mai-2021
Aparece nas coleções:Monografia_Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização do gás natural veicular no BrasilMonografia_ Eng Mecânica - IFAM Campus Manaus Centro843,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.