Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/551
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A importância da reciclagem e da coleta seletiva no contexto escolar, como contribuição na preservação do meio ambiente
metadata.dc.creator: Cardoso, Marciele dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Enriconi, Adriana
metadata.dc.contributor.referee1: Enriconi, Adriana
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Rosas, Simone
metadata.dc.description.resumo: Atualmente o mundo está com diversos problemas relacionados à poluição, um deles é o descarte inadequado de resíduos, que acaba por gerar diversos problemas para a sociedade, o meio ambiente, a fauna e a flora. Por esta razão, uma reflexão sobre as estratégias usadas em sala de aula no ensino de ciências no que diz respeito à reciclagem de materiais, é importante, pois os alunos de hoje serão o futuro da sociedade e precisam ter uma consciência mais ambiental, para que cuidem melhor do planeta. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo principal sensibilizar os alunos do 6º ano na diminuição dos resíduos por eles produzidos, e transformar esses resíduos em produtos como brinquedos e artesanato. Realizou-se na Escola Estadual Paula Ângela Francinetti, localizada na zona sul de Manaus – AM. Logo, a metodologia deste estudo baseou-se em aulas de exposição teórica envolvendo questões inerentes ao tema, em seguida formaram-se grupos para confecções de artesanato e brinquedos, a partir de materiais recicláveis que antes eram desperdiçados no dia a dia escolar, para serem apresentados na oficina. Inicialmente aplicou-se um questionário prévio sobre o conhecimento dos alunos acerca de questões ambientais básicas: o que é lixo? o que é coleta seletiva? posteriormente ocorreu a oficina na qual os alunos expuseram suas confecções e comentaram a respeito de quais materiais foram reutilizados e qual a importância desse processo. Ao final da oficina aplicou-se um questionário com questões sobre todos os assuntos abordados nas aulas teóricas, realizou-se também uma avaliação qualitativa em que se procurou analisar as ideias dos alunos após o processo de ensino-aprendizagem sobre o tema desenvolvido. Este estudo apontou resultados que reafirmam a efetividade da exposição teórico-prática, no processo ensino-aprendizagem em Ciências, salientando desta forma, que é suma importância a utilização de práticas no ensino de ciências.
Abstract: Currently, the world has many problems related to pollution, one of them is the inadequate waste disposal, which ends up generating many problems for society, the environment, the fauna and the flora. For this reason, a reflection on the strategies used in classroom science teaching with regard to materials recycling is important, as today’s students will be the future of society and need to have a more environmental awareness so that take better care of the planet. Thus, this research had as its main objective to sensitize the students of the 6th grade about the waste produced by them, and to transform this waste into products such as toys and handicrafts. It was held at the Paula Ângela Francinetti State school, located in the south of Manaus – AM. Therefore, a methodology of this study was based on the theoretical exposition classes, involving issues inherent to the theme, then groups were created for making crafts and toys, from recyclable materials that were previously wasted in everyday life for use presented in the workshop. Initially, we applied a previous questionnaire about student’s knowledge about basic questions: what is garbage? What is selective collection? Later it took place in a laboratory in which students exposed their confections and commented on the respect of which materials were reused and how important this process was. At the end of the workshop, a questionnaire is applied with questions on all subjects covered in the lectures, also conducted a qualitative assessment in which you should analyze the ideas of students after the teaching-learning process on the developed theme. This study indicated results that reaffirm the effectiveness of theoretical and practical exposition in the process of teaching and learning in science, highlighting the form, which is the importance of using practices in science education.
Keywords: Reutilização
Poluição
Ensino de Ciências
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citation: CARDOSO, Marciele dos Santos. A importância da reciclagem e da coleta seletiva no contexto escolar, como contribuição na preservação do meio ambiente. 2019. 51 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/551
Issue Date: 5-Dec-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A importancia da reciclagem e da coleta seletiva_Cardoso_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro3,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.