Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/550
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A percepção de estudantes do ensino fundamental sobre a fauna silvestre amazônica
Autor(es): Teixeira, Luís Gabriel Leite
Primeiro Orientador: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee1: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Adriano Teixeira de
Resumo: Apesar do Brasil se destacar entre as nações de maior biodiversidade faunística do mundo, as ações de educação ambiental que envolvem a valorização da fauna não se mostram frequentes, assim como as informações são limitadas sobre os animais são conhecidas pelos estudantes brasileiros, sobretudo na região amazônica, Assim, faz-se necessário investigar outros fatores que contribuem para estas observações, além das opiniões estudantis. Este estudo buscou compreender as percepções de estudantes de ensino fundamental da cidade de Manaus acerca da fauna silvestre que ocorre em sua região, a partir de sua relação com os livros didáticos e as recomendações político-pedagógicas que são adotadas pelas escolas. Esta pesquisa se organiza em três etapas de acordo com as seguintes questões norteadoras: (a) Que aspectos legais implicam o ensino regionalizado da biodiversidade faunística? (b) Qual a abordagem que vem sendo atribuída a essa temática nos livros didáticos? (c) Quais as concepções dos estudantes sobre a fauna silvestre que ocorre em sua região? Para respondê-las, o percurso metodológico da pesquisa foi pautado na abordagem qualitativa, com aplicação de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e questionários. Verificou-se que os documentos, apesar de recomendarem a contextualização e adaptação dos conteúdos às diferentes realidades dos estudantes, não estabelecem maneiras práticas de como realizar essa contextualização. Na análise dos livros didáticos, persistiram posturas antropocêntricas e descontextualizadas com a realidade amazônica, embora haja estratégias de regionalização do ensino, como fotografias, textos e estímulos à aplicação dos conteúdos na realidade socioambiental regional. A análise da percepção dos estudantes mostra que, apesar de mencionarem animais da fauna regional, seus conhecimentos se limitam àqueles animais que já são explorados pela mídia e pelos materiais didáticos, como a onça-pintada, a arara-vermelha e a jiboia. Estes não souberam distinguir diferentes tipos de macacos e jacarés em suas percepções. Assim, espera-se que este estudo possa instrumentalizar novas práticas docentes direcionadas à regionalização do ensino de ciências, com a maior inserção e valorização da fauna amazônica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da conscientização ambiental regional.
Palavras-chave: Ensino
Regionalização
Fauna
Amazônia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: TEIXEIRA, Luís Gabriel Leite. A percepção de estudantes do ensino fundamental sobre a fauna silvestre amazônica. 2019. 62 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/550
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A percepcao de estudantes do ensino fundamental sobre a fauna silvestre Amazonica_Teixeira_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.