Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/54
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534553739735381pt_BR
dc.contributor.referee1Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534553739735381pt_BR
dc.contributor.referee2Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee3Matos, Maria Almerinda de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676pt_BR
dc.creatorDall'Alba, Jacira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6044245640400643pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-20T23:02:15Z-
dc.date.available2018-04-30-
dc.date.available2018-04-20T23:02:15Z-
dc.date.issued2016-07-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/54-
dc.description.abstractThe Federal Institutes of Education have advanced in pedagogical terms with the implementation of the Nucleus of Attention to People with Special Needs (NAPNE), aiming to break with the conceptual, attitudinal and procedural barriers, promoting inclusive actions articulated with teaching, research and extension. These nuclei are based on the guidelines resulting from the World Conference on Education for All, the Salamanca Declaration and the National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education. The present study proposes, through a diagnosis made with the teachers of the Federal Institute of the Amazonas (IFAM) Campus Manaus Zona Leste (CMZL), indicators that guide the improvement in the NAPNE assignments execution, based on the answers of the subjects involved in the research . The methodological proposal of this work consists of a qualitative approach, since the object of the research was based on the analysis of the public policies of inclusion through the attributions of NAPNE. Regarding the means, the research was documental and bibliographic analysis and case study (circumscribed to the IFAM / CMZL), being the research participants teachers who work in the professional and technological education of the IFAM / CMZL. Based on this research, it was possible to affirm that the participating teachers showed an interest in participating in actions that allow inclusion in professional and technological education. The results indicate the need for a more effective planning, monitoring and evaluation in the implementation of the actions proposed by NAPNE, considering that the nucleus should work together with the other sectors of the campus and, consequently, articulated with the attributions of NAPNE Systemic IFAM.pt_BR
dc.description.resumoOs Institutos Federais de Educação têm avançado em termos pedagógicos com a implantação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE), objetivando romper com as barreiras conceituais, atitudinais e procedimentais, promovendo ações inclusivas articuladas com o ensino, pesquisa e extensão. Esses núcleos têm como base as diretrizes resultantes da Conferência Mundial de Educação para Todos, a Declaração de Salamanca e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O presente estudo propõe, por meio de diagnóstico realizado com os professores do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Zona Leste (CMZL), indicadores que orientem a melhoria na execução das atribuições do NAPNE, a partir das respostas dos sujeitos envolvidos na pesquisa. A proposta metodológica deste trabalho consiste numa abordagem qualitativa, pois o objeto da pesquisa foi baseado na análise das políticas públicas de inclusão por meio das atribuições do NAPNE. Quanto aos meios, a pesquisa foi de análise documental e bibliográfica e estudo de caso (circunscrita ao IFAM/CMZL), sendo os participantes da pesquisa professores que atuam na educação profissional e tecnológica do IFAM/CMZL. Com base nesta pesquisa, foi possível afirmar que os professores participantes demonstraram interesse em participar de ações que viabilize a inclusão na educação profissional e tecnológica. Os resultados indicam a necessidade de um planejamento mais efetivo, acompanhamento e avaliação na implementação das ações propostas pelo NAPNE, tendo em vista que o núcleo deve atuar em conjunto com os demais setores do campus e, consequentemente, articulado com as atribuições do NAPNE Sistêmico do IFAM.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Layde Queiroz (layde.queiroz@ifam.edu.br) on 2018-04-20T23:02:15Z No. of bitstreams: 1 Inclusão no contexto dos Institutos Federais de Educação contribuições do NAPNE do IFAM.pdf: 25434578 bytes, checksum: 8b057402d93b82d7081523946039e137 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-20T23:02:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Inclusão no contexto dos Institutos Federais de Educação contribuições do NAPNE do IFAM.pdf: 25434578 bytes, checksum: 8b057402d93b82d7081523946039e137 (MD5) Previous issue date: 2016-07-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectNúcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleInclusão no contexto dos Institutos Federais de Educação: contribuições do NAPNE do IFAMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inclusão no contexto dos Institutos Federais de Educação contribuições do NAPNE do IFAM.pdfDissertação - Documento principal24,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.