Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/546
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A visão da herpetologia na concepção dos discentes de uma escola da zona urbana de Manaus, AM
Autor(es): Gomes, Dioney de Oliveira
Primeiro Orientador: Oliveira, Adriano Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Adriano Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee2: Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais
metadata.dc.contributor.referee3: Liebl, Ariany Rabello da Silva
Resumo: A Herpetologia é a ciência que estuda os anfíbios e répteis, e inserida nesta ciência a etnoherpetologia é uma importante ferramenta para obter informações sobre a relação das pessoas com esses indivíduos, sendo assim, para registrar a visão da Herpetologia na concepção dos discentes de uma escola da zona urbana de Manaus-AM, desenvolveu-se uma pesquisa etnoherpetológica de característica descritiva-exploratória. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários contendo questões fechadas e abertas, sendo estas últimas baseadas e analisadas na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram desta pesquisa 25 alunos pertencentes ao 7º ano do Ensino Fundamental. Para levantamento dos dados foi realizada uma Sequência Didática baseada nos três momentos pedagógicos, tendo em vista ampliar o conhecimento sobre os anfíbios e répteis e esclarecer dúvidas e crenças sobre o assunto. Com esta pesquisa foi possível constatar que muito dos conhecimentos que os alunos têm sobre a Herpetologia é baseado em conhecimentos culturais, como crenças e mitos, e muito pouco em bases científicas. Além disso, observamos que mesmo existindo uma disciplina que trabalhe esse conteúdo no Ensino Fundamental, muitos alunos têm uma visão estigmatizada sobre a herpetofauna. Nesse contexto, pequenas intervenções de educação ambiental, associadas a práticas docentes mais elaboradas e chamativas, que abordem a importância ecológica desses animais podem ter grande poder transformador criando uma consciência ecológica e auxiliando na conservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Herpetofauna
Sequência didática
Ensino de Ciências
Educação Ambiental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: GOMES, Dioney de Oliveira. A visão da herpetologia na concepção dos discentes de uma escola da zona urbana de Manaus, AM. 2019. 58 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/546
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A visao da herpetologia_Oliveira_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Ciencias Biologicas_IFAM-Campus Manaus Centro3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.