Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/529
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Eficiência energética em motores a reação do tipo pulso-jato valvulado
Autor(es): Souza, Taina Luis Nery de
Primeiro Orientador: Santos, Francisco das Chagas Mendes dos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Reis, Ailton Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Francisco das Chagas Mendes dos
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues Filho, João Nery
metadata.dc.contributor.referee3: Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de
Resumo: Neste trabalho, o desempenho de um motor Pulso-Jato valvulado foi estimado numericamente tendo como base o ciclo termodinâmico de Lenoir. Com esses dados foi possível simular e construir um protótipo eficaz em seu funcionamento. Embora esse tipo de motor tenha muitas vantagens em relação aos convencionais, ainda apresenta muitos problemas para aplicação na propulsão de dispositivos devido à sua baixa eficiência energética, calor excessivo e altos níveis de ruído. São motores que possuem uma construção muito simples, baixo custo e conseguem operar com diversos tipos de combustíveis. Infelizmente o alto consumo de combustível impede que o modelo seja empregado de forma prática. Este trabalho consiste numa compilação de informações acerca do funcionamento de um Pulso-Jato valvulado, visando entender sua construção e o real motivo de sua baixa eficiência, analisando formas de mitiga-la.
Abstract: In this work, the performance of a Pulse-Jet valve engine was estimated numerically based on the Lenoir thermodynamic cycle. With these data it was possible to simulate and build an effective prototype in its operation. Although this type of engine has many advantages over conventional ones, it still presentes many problems for application in the propulsion of devices due to its low energy efficiency, excessive heat and high noise levels. They are engines that have a very simple construction, low cost and can operate with diferente types of fuels. Unfortunately, the high fuel consumption prevents the model from being used in a practical way. This work consists of a compilation of information about the operation of a pulse-jet, aiming to understand its construction and the real reason for its low efficiency, analyzing ways to mitigate it.
Palavras-chave: Engenharia mecânica
Eficiência energética
Consumo
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SOUZA, Taina Luis Nery de. Eficiência energética em motores a reação do tipo pulso-jato Valvulado. 2021. 98 f. Monografia. (Graduação em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/529
Data do documento: 5-Abr-2021
Aparece nas coleções:Monografia_Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eficiência energética em motores a reação do tipo pulso-jato valvuladoMonografia_ Eng Mecânica - IFAM Campus Manaus Centro2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.